Nossa Senhora Perpétuo Socorro
Nossa Senhora Perpétuo Socorro

Ícone é o nome dado a uma pintura que é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. Por isso, um ícone não é apenas um quadro ou uma obra de arte a ser admirada.

O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro segundo a tradição, surgiu na Ilha de Creta entre os séculos 13 e 17. O quadro representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços.

Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística.

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constitui uma pintura bizantina, uma das “Virgens da Paixão”, que destacam o significado da Paixão de Jesus e da intercessão da Mãe de Deus em favor da humanidade.

É muito mais que a lembrança de uma pessoa ou de um fato transcorrido. Recorda-nos as pessoas de Cristo e de Maria no mistério da Redenção. O quadro feito de madeira tem 53 centímetros de altura por 41,5 de largura.

Atualmente, o quadro original encontra-se na Igreja de Santo Afonso, em Roma. É considerado um ícone mariano com rico simbolismo de formas e cores. O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos.

Clique sobre o ícone para conhecer cada símbolo.

Qual sua mensagem
Qual sua mensagem

No quadro, os arcanjos mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado ele corre aos braços da Mãe, e por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança.

O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro.

As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apoia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.

Todo o quadro é dourado e dele saem reflexos ressaltando as roupas e simbolizando a alegria do céu, para onde caminhamos levados pelo Perpétuo Socorro de Maria. 

Conheça cada símbolo apresentado
Conheça cada símbolo apresentado
Abreviatura Mãe Deus

Abreviatura de
Mãe de Deus

As letras em grego acima da sua cabeça a proclamam Mãe de Deus.

Abreviatura São Miguel Arcanjo

Abreviatura de
São Miguel Arcanjo

São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja e o cálice da amargura.

Abreviatura São Gabriel Arcanjo

Abreviatura de
São Gabriel Arcanjo

São Gabriel segura a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.

Abreviatura Jesus Cristo

Abreviatura de
Jesus Cristo

As letras IC XC indicam o nome de Jesus Cristo em grego.

Estrela

Estrela

A estrela no véu de Maria é a estrela-guia, que nos conduz como conduziu os reis magos, ao encontro com Jesus. Que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.

Olhos Maria

Olhos de Maria

Os grandes Olhos de Maria, voltados sempre para nós, a fim de acolher-nos e ver todas as nossas necessidades.

Boca Maria

Boca de Maria

A Boca de Maria guarda o silêncio. Ela que falava pouco, mais comunica muito a partir do seu olhar sereno. Guarda tudo em seu coração.

Túnica Vermelha

Túnica Vermelha

A Túnica Vermelha distinguia as virgens do tempo de Nossa Senhora. Sinal de pureza, mas também da força da fé.

Centro Ícone

Centro do Ícone

Maria, ao mesmo tempo que nos acolhe com o seu olhar, com a mão aberta nos indica Jesus Cristo como nosso Redentor, nosso Perpétuo Socorro.

Mão Direita Maria

Mão direita de Maria

As Mãos de Jesus apoiadas nas mãos de Maria, significando confiança total e que por ela nos vêm todas as graças.

Mão Esquerda Maria

Mão esquerda de Maria

A mão esquerda de Maria sustenta Jesus. A mão que apoia, acolhe e protege aqueles que, nos sustos da vida, correm para os braços da Mãe.

Manto Azul

Manto Azul

Manto Azul referência das mães daquela época. Maria é a Virgem-Mãe de Deus.

Sandália Desatada

Sandália Desatada

A sandália desatada - símbolo talvez de um pecador preso ainda a Jesus por um fio - o último - a devoção a Nossa Senhora. Nos desesperos da vida, assustados pelas dificuldades e medos, corremos o risco de perder-nos. Mas resta ainda um fio que nos une à salvação.

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.