Notícias

Santo Afonso influenciou vida de Santo Antônio Gianelli

Além da ordem dos ‘Padres Ligorinos’, o santo fundou a congregação feminina das Irmãs Gianelinas

Escrito por Redentoristas

06 JUN 2023 - 18H00 (Atualizada em 06 JUN 2023 - 18H52)

A influência de Santo Afonso Maria de Ligório na vida de outros santos pode ser reconhecida especialmente entre os três santos redentoristas, como São Geraldo Majella, São Clemente Maria Hofbauer e São João Nepomuceno NeumannLeia MaisComo Santo Afonso foi elevado à glória dos altaresA Virgem Maria segundo Santo AfonsoSão Francisco Jerônimo e a profecia sobre a santidade de Santo Afonso

No entanto, fora da Congregação Redentorista, Santo Afonso também teve quem se inspirasse em sua doutrina e ministério. É o caso de Santo Antônio Maria Gianelli, um santo italiano que nasceu dois anos depois da morte de Santo Afonso.

Santo Antônio Gianelli se aproximou dos ensinamentos de Santo Afonso antes mesmo dele ser canonizado. De fato, o santo pode ver o seu mestre ser elevado aos altares sete anos antes de sua morte.

A influência de Santo Afonso na vida deste santo tem relação a partir de seus estudos sobre Moral e de seu método missionário. Tal foi a identificação de Santo Antônio Gianelli que ele fundou uma congregação masculina missionária sob a proteção de Santo Afonso. Essa congregação que tinha como nome ‘Oblatos de Santo Afonso Maria de Ligório’ não existe mais, mas teve grande importância.

No ano de 1838, quando Santo Antônio Gianelli foi nomeado bispo de Bobbio, na Itália, ele contou com a ajuda dos “Padres Ligorianos” na reorganização da diocese, chegando a punir padres pouco zelosos e até mesmo expulsando os indignos.

Santo Antônio Gianelli morreu cedo, aos 57 anos, no dia 7 de junho de 1846. Em suas obras, este santo deixou expostos seus pensamentos que eram um tanto quanto ‘revolucionários’ na época, ao falar sobre a moralidade do clero com uma vida simples e de retidão no seguimento a Cristo.

Além da ordem dos ‘Padres Ligorinos’, o santo fundou a congregação feminina ‘Filhas de Maria Santíssima do Horto’; as Irmãs Gianelinas. Esta ordem religiosa permanece até os dias atuais.

.:: Conheça mais sobre Santo Afonso Maria de Ligório ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...