Notícias

Conheça os 4 Santos Redentoristas

Santo Afonso, São Geraldo, São Clemente e São João Neumann são muito importantes para a história da Congregação Redentorista

Escrito por Thamara Gomes

04 NOV 2020 - 07H15 (Atualizada em 18 DEZ 2023 - 15H37)

Congregação Redentorista

A Congregação Redentorista é formada por padres e irmãos dispostos a doar suas vidas em prol do anúncio do Evangelho, especialmente aos mais pobres e abandonados.

Desde sua fundação, em 1732, muitos foram os homens que assumiram essa missão e deixaram tudo para viver a Vocação Redentorista de forma plena. Atualmente, os Redentoristas estão em todo o mundo, sendo reconhecidos pelo trabalho em favor dos mais necessitados

:: Descubra quem são os santos e beatos redentoristas

Conheça os 4 Santos da Congregação do Santíssimo Redentor que, ainda hoje, inspiram jovens a iniciar o caminho vocacional e formativo nesta família religiosa.

Santo Afonso de Ligório
Fundador da Congregação Redentorista


Santo Afonso de Ligório deixou tudo para seguir sua vocação


Afonso nasceu em Nápoles, na Itália, no ano de 1696. Era de família nobre e rica. Sua mãe fez dele um cristão fervoroso. Foi um jovem muito inteligente e, com apenas 16 anos, já era advogado. Após exercer a profissão durante muitos anos, após perder uma causa injustamente, abandonou a advocacia cansado da corrupção. Decidiu então ser padre, colocando-se a serviço do Evangelho. Estudou teologia, sendo ordenado aos 30 anos. Conduzido pelo Espírito Santo e sensibilizado pelo clamor dos pobres, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor no dia 9 de novembro de 1732.

:: Conheça a trajetória do fundador da Congregação Redentorista 

São Geraldo Majella
Um Santo Irmão Redentorista

Reprodução.
Reprodução.
São Geraldo Majella é exemplo de persistência e entrega diante do chamado de Deus


Geraldo nasceu em Muro Lucano, sul da Itália, numa família simples, mas muito santa. Em casa aprendeu a amar a Deus e as pessoas. Seu pai faleceu quando ele ainda era muito jovem. Tornou-se alfaiate apara ajudar a mãe. No entanto, o chamado de Deus o inquietava, sentia a necessidade de entregar-se totalmente a Cristo e aos irmãos. Quando tinha 22 anos, houve missões redentoristas em sua cidade e aquilo incendiou seu coração. Se identificou com os missionários e decidiu deixar tudo para ser um deles.

:: Descubra outras curiosidades sobre este santo irmão redentorista

São Clemente Hofbauer
Propagador da Congregação Redentorista

Reprodução.
Reprodução.
A ousadia de São Clemente levou a Congregação Redentorista para além dos alpes italianos


É considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista, por levar a missão para além dos alpes italianos. Tem uma história de vida bem curiosa. Sempre quis ser padre, mas não tinhas condições financeiras para os estudos e o sonho foi adiado. Fez uma experiência como eremita. Aos 33 anos, bateu à porta dos Redentoristas, em Roma, tendo sido aceito para fazer o noviciado. Professou os votos e foi ordenado sacerdote em 1785. Foi um missionário de grande percepção e tino pastoral. Soube adaptar a ação pastoral afonsiana em terras estrangeiras.

:: Relembre a importância de São Clemente para a Congregação

São João Neumann
O primeiro redentorista da América

Reprodução.
Reprodução.
São João Neumann não desistiu de sua vocação e fez de tudo para se tornar sacerdote


João nasceu em 1811, na República Tcheca. Com 20 anos respondeu ao chamado do Senhor e entrou no seminário, cursando filosofia e teologia. Mas não foi tão fácil para o jovem vocacionado se tornar sacerdote. Já havia inúmeros padres no país e as ordenações eram controladas pelo governo. São João teve que cruzar o oceano para poder realizar o seu maior sonho. Somente em 1836 foi ordenado sacerdote nos Estados Unidos da América, onde conheceu os Redentoristas. Ingressou na Congregação e professou os votos em 1842.

:: Conheça a história de vida do primeiro missionário redentorista da América

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...