Notícias

Santuário do Morro no Recife celebra festa sem procissões e pela internet

Escrito por Redentoristas

25 NOV 2020 - 11H00 (Atualizada em 25 NOV 2020 - 11H22)

Prefeitura do Recife

Durante o mês de dezembro, um momento de devoção ímpar na capital pernambucana, Recife, acontece durante a festa do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro. Neste ano, devido à pandemia, a maior celebração religiosa do estado sofre alterações para conter a aglomeração de pessoas no espaço do Santuário.

A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição no Santuário Arquidiocesano chega à sua 116ª edição, e ocorre de 29 de novembro a 8 de dezembro, quando é feriado na capital pelo dia da Imaculada Conceição. O tema de 2020 reflete: “Maria, Modelo Eucarístico e Mãe da Esperança”.

O lugar, que é destino de milhares de devotos todos os anos, vai realizar uma força-tarefa, incluindo a diminuição do acesso de pessoas ao Santuário e a permanência dentro da igreja apenas durante as missas. Segundo a administração do Santuário, foram canceladas as procissões de abertura e encerramento, a programação cultural, além do atendimento de confissões e o funcionamento do velário aberto ao público. Para acender as velas, os devotos poderão entregar aos voluntários que farão este gesto ou levar para as casas.

Leia MaisO juramento de Santo Afonso para a Imaculada aos 16 anosImaculada Conceição: concebida sem pecado Imaculada Conceição na Congregação RedentoristaAs missas serão transmitidas pela internet, através do canal do Santuário no YouTube e pelas redes sociais. Também haverá transmissões pela TV Pai Eterno. Um apelo também foi feito no sentido de não haver realização de romarias pelas paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife e para que as pessoas assistam a programação pelos meios de comunicação.

A missa solene de abertura acontece no sábado (28), às 19h com a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva. No dia 8 de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, as missas ocorrem, às 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e às 19h, a missa solene de encerramento presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido.

A festa no Santuário chega a reunir até 200 mil pessoas no dia 8 de dezembro. Com a diminuição do acesso do público, apenas 420 pessoas poderão participar a cada missa.

Como acompanhar os festejos

YouTube do Santuário e Facebook: Missas às 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h (entre os dias 29 de novembro e 7 de novembro) 

Reprodução
Reprodução
Cartaz do ano de 2020


História: O Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro localizado em Recife (PE) é administrado pelos Missionários Redentoristas desde 2016. Atualmente, o pároco é o padre Luiz Vieira, C.Ss.R. O surgimento desta devoção teve origem com a chegada da imagem da Imaculada Conceição trazida da França em um navio, no ano de 1904, em virtude das comemorações do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, o qual foi instituído em 1854, pelo então papa Pio IX.

Abaixo, o padre Ulysses da Silva, ex-reitor do Santuário, fala sobre a história dessa devoção e as expressões de fé:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...