Por Redentoristas Em Notícias

São Clemente, uma experiência de santidade que ainda hoje é relevante

Uma das "vítimas" mais ilustres da Covid-19 foi certamente São Clemente Maria Hofbauer. Tudo estava pronto em Viena para a celebração dos duzentos anos desde a sua morte, quando os governos europeus impuseram o bloqueio, cancelando também um acontecimento tão importante para o mundo redentorista.

Este grande santo, que na sua vida teve que enfrentar tantas provações e adversidades, também nesta circunstância corre o risco de ser rejeitado e mesmo ignorado.

::  Saiba mais sobre o Ano Clementino | 2020 - 2021

Reprodução
Reprodução


Numa época decididamente mais difícil que a nossa, por razões políticas e de guerra, São Clemente - que assimilou intimamente o espírito do Fundador e o carisma da Congregação - teve que reinventar uma nova forma de ser Redentorista; que projeta seu ser apóstolo a partir das urgências que encontra, e não da teoria.

Leia MaisSão Clemente Maria Hofbauer: um homem de amizade e networking São Clemente Hofbauer: parceiro de Deus na missãoPor outro lado, o nosso Santo não tinha uma personalidade fácil. Ele tinha consciência disso, mas soube colocar o ardor do seu temperamento a serviço da missão e com a ajuda da graça divina procurou sempre salvaguardar o primado da caridade e a dimensão comunitária do próprio carisma.

São Clemente colocado ao lado dos primeiros "heróis das virtudes" redentoristas, isto é, Santo Afonso, São Geraldo e o Beato Sarnelli, compôs com eles um quadro original e extraordinariamente atual para o nosso hoje, onde a criatividade, o zelo e o dinamismo missionário, a coragem e a capacidade de aceitar e processar as derrotas ocupam um lugar decisivo. E as nossas Constituições, com a sua linguagem e os seus pontos de referência, confirmam esta imagem e tornam-na ainda mais clara e provocativa.


Fonte: Padre Serafino Fiore, C.Ss.R., CSSR News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.