Notícias

Semana Vocacional 2022: Conheça os destaques da 53ª edição

Escrito por Redentoristas

24 AGO 2022 - 16H00

Rian Torres

A 53ª Semana Vocacional aconteceu entre os dias 14 a 21 de agosto e foi repleta de momentos reflexivos. Com o tema principal 'Ouvir: a voz do Senhor me chama', cada dia era abordado um assunto relacionado à vocação. Se quiser saber mais sobre a série de reflexões da Semana Vocacional, clique aqui.

No primeiro dia (14), o Pe. João Paulo Ramos, C.Ss.R., promotor vocacional, explicou durante a homilia a vocação de Escutar a voz de Deus no meio das vozes dissonantes, dizendo que toda palavra requer uma escuta e uma decisão.

“O chamado de Deus transforma a nossa vida e a nossa existência. E também pode provocar muitos questionamentos, [...] mas com os olhos fixos em Jesus, nós corremos ao encontro do Senhor e damos o ‘sim’, dizendo ‘Senhor, aqui estou!”.

Já no segundo dia (15), os Noviços Redentoristas participaram da missa rezando a oração vocacional e o Pe. Pedro Paulo Dal Bó, C.Ss.R., Mestre dos Noviços, foi responsável pela Celebração Eucarística e homilia, trazendo uma reflexão sobre Ser luz no meio das muitas luzes.

“O que vem de Deus é amor, é misericórdia, é vida em plenitude. E recebemos isso gratuitamente, por isso precisamos levar esta palavra de Deus ao coração e a vida dos nossos irmãos. Se assim fizermos, estaremos verdadeiramente sendo luz de Deus, luz da palavra de Deus em meio a tantas luzes que existem no mundo”.

Leia Mais3 orações vocacionais para rezar no dia a diaNo terceiro dia (16), o Pe. Cláudio Anselmo, C.Ss.R., Diretor Administrativo da Editora Santuário, nos fez pensar sobre a importância da valorização da família e o compromisso do Reino ao falar sobre a vocação Eis-me aqui, envia-me.

“A nossa vida de comunidade, de família, deve ser um lugar onde reina o amor, a justiça e a solidariedade. [...] É preciso ter comprometimento com a palavra e com a vida. Vejamos o exemplo de Maria, que deu o seu sim a Deus”.

Seguimento, desafio de cada dia foi a temática da homilia do Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, no quarto dia (17). Além disso, participaram da missa as Irmãs do Instituto Jesus Maria e José.

“A missão de promover as vocações pertence a todos nós, todos nós cristãos com alegria devemos não apenas rezar pelas vocações, mas promovê-las para que os jovens que nos acompanham, não sejam apenas convidados, mas incentivados a responder ao chamado de Deus”.

O quinto dia (18) abordou um tema muito especial: Pertencer à vinha do Senhor. Participaram da missa as Irmãs Mensageiras do Amor Divino. O Pe. Reinaldo Beijamim, Superior do Seminário de Santo Afonso, responsável pela homilia, explicou que a vocação exige coragem e renúncia.

“A vida sem desafios se torna monótona, se torna vazia e sem sentido. Deus já nos deu a vida para nos aventurar pelo mundo, e que tal viver essa aventura assumindo a nossa vocação, vivendo segundo a graça ao qual Deus nos confiou?”

Vincular-se à pessoa de Cristo é um assunto profundo e que exige atenção, por isso esse tema foi abordado no sexto dia (19) da Semana Vocacional pelo Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R., Formador na Comunidade Vocacional Santo Afonso, em Juiz de Fora (MG), que refletiu sobre a passagem bíblica de Ezequiel 37, 1-10 (quando Deus levou o profeta até o vale de ossos secos).

“O Espírito de Deus conduz o profeta Ezequiel e o faz andar sobre uma planície, onde existem ossos e não há vida. [...] O profeta é aquele que percebe que Deus age na história e faz acontecer, nós somos apenas servos, instrumentos de Deus”.


Depois da reflexão da palavra, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Robson Araújo, C.Ss.R. e Promotor Vocacional, que disse: “Como falava Santo Afonso, quem reza se salva e quem não reza se perde, a oração é o nosso diálogo com Deus. Na oração fortalecemos nossa amizade com Deus, e não podemos fazer uma caminhada vocacional sem orar”. Logo depois, todos rezaram juntos a oração de Deus Pai.

Já durante o sétimo dia (20) da Semana Vocacional, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. e Formador na Comunidade Vocacional Dom Muniz, em Belo Horizonte (MG). A reflexão do evangelho e do tema Ele escolheu! Somos Escolhidos! foi ministrada pelo Pe. Robson Araújo, que explicou que temos a missão de sermos felizes e ajudar as pessoas a ter um encontro com Deus.

“É preciso ouvir a voz de Deus, voz que nos chama pelo nome. Somos filhos e filhas amados de Deus”.

O oitavo e último dia (21) da Semana Vocacional teve a pregação do Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., Superior da Província de São Paulo, que fez uma reflexão sobre Anunciar a Copiosa Redenção.

“Qual o chamado Deus está nos fazendo, e de que forma posso contribuir para que esse mundo fique melhor? Para que o evangelho seja proclamado, mas também vivido?”

Ao final da missa, o padre Marlos agradeceu aos membros do Secretariado Vocacional, que preparam e ajudaram na realização da Semana Vocacional. E logo depois da pregação, o padre fez o apelo para que outros jovens possam também trilhar o mesmo caminho de realização e promoção do Reino, de guardar a Espiritualidade Redentorista no dia a dia e a graça Redentora de Cristo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...