Notícias

Semelhanças entre os santos redentoristas Geraldo e Clemente

História desses dois homens pode ser reconhecida por algumas singularidades

Escrito por Redentoristas

13 MAR 2023 - 05H00

Arte/ A12


São Geraldo | 1726 - 1755São Clemente | 1751 - 1820

São Geraldo e São Clemente foram dois santos redentoristas

São Geraldo Majella viveu apenas 29 anos, mas deixou uma mensagem de muita perseverança e dedicação aos mais pobres e, pelos inúmeros milagres ocorridos por sua intercessão, hoje é o santo redentorista mais conhecido no mundo, ultrapassando o seu próprio fundador, Santo Afonso.

São Clemente Hofbauer teve um pouco mais de tempo para exercer o seu ministério. Viveu 69 anos e, com sua exemplar dedicação, hoje é reconhecido como o responsável pela expansão da Congregação Redentorista

:: São Clemente e a expansão da Congregação Redentorista

A história desses dois homens, que viveram em tempos distintos e encontraram, em Santo Afonso e em seu ardor missionário, um sentido para suas vidas, também pode ser reconhecida por algumas singularidades. Uma delas é o fato de terem sido beatificados no mesmo dia, embora em anos diferentes. Unidos por esse pequeno marco histórico, esses dois santos têm ainda outros fatos que os unem e identificam. 

Beatificados no mesmo dia

Leão XIII foi papa de 1878 a 1903. Durante seu longo pontificado, conheceu a história de Geraldo e Clemente e foi o responsável pelo primeiro passo rumo à canonização dos redentoristas.

Leão XIII beatificou os dois religiosos em anos diferentes, mas no mesmo dia: 29 de janeiro.

O primeiro a receber a honra dos altares como beato foi Clemente, em 1888, e sete anos depois, em 1893, foi a vez de Geraldo.

Persistentes na vocação

São Geraldo foi recusado para ser missionário redentorista por causa de sua frágil saúde. O desejo deste santo foi tão forte que, depois de ter sido preso em seu próprio quarto para não importunar mais os padres redentoristas, fugiu pela janela para seguir os missionários. Caminhou 19 quilômetros para pedir novamente que o aceitassem e só foi aceito pela insistência.

São Clemente não tinha condições financeiras para os estudos eclesiásticos, mas não desistiu de sua vocação. Foi eremita por um longo período e, quando estava com 29 anos, encontrou duas senhoras que o ajudaram finalmente a pagar os estudos. 

Amor pelos pobres

Quando ainda era um jovem alfaiate, Geraldo guardava o necessário para sua mãe e irmãs e o resto dava aos pobres. Muitos de seus prodigiosos milagres foram feitos em benefício dos mais carentes.

Em Viena, São Clemente chegou a pedir esmola para dar de comer aos órfãos que cuidava. Extremamente caridoso, acreditava na Providência, mas fazia a sua parte indo a campo ganhar o pão para os seus pequenos e pobres.

Clemente imita Geraldo

É famosa a imagem de São Clemente ajoelhado e batendo à porta do sacrário, pedindo ajuda ao Senhor. Nessa época, havia grande fome em Varsóvia e era grande a multidão de famintos que procuravam a comunidade redentorista. 

O que poucos sabem é que esse gesto, São Clemente aprendeu com São Geraldo.

:: A Espiritualidade de São Geraldo

São Clemente, que tinha apenas quatro anos quando São Geraldo morreu, sempre admirou a forma como ele amava Jesus Eucarístico e vivia a sua vocação religiosa.

Reprodução.
Reprodução.
São Clemente batendo à porta do sacrário.


Conheça mais sobre a história desses dois grandes santos redentoristas:

São Geraldo Majella 

“Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo.
Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”

São Clemente Maria Hofbauer 

"A gente deve ser humilde.
Caso contrário, a palavra de Deus fica parecendo uma fábula"


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...