Como Santo Afonso e seus companheiros viveram a sua época, que preocupações e desejos ele tinha como fundador e que palavras diria à Congregação hoje?
Essas foram algumas das perguntas que o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Rogério Gomes, C.Ss.R., fez em sua carta pelo 292º aniversário de fundação da ordem religiosa.
Diante de suas perguntas, o Superior Geral reflete sobre o caminho percorrido nos últimos anos como sucessor de Santo Afonso.
"A Congregação está presente em 85 países e conta com 4.551 confrades. Esta presença missionária em diversos contextos deve nos trazer alegria e nos conscientizar do nosso rosto multicultural e internacional. Esta diversidade é uma grande riqueza e não deve tornar-se um fator de dispersão. Talvez o mundo nos ensine a temer o outro, mas o Evangelho chama-nos a ser samaritanos nas nossas próprias comunidades e no nosso apostolado cotidiano (cf. Lc 10, 25-37), e a abraçar a diversidade, como nos recorda 1 Cor 12. ,4-13: 'Há diversidade de dons, ministérios e serviços, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos'. Se isto é verdade, o fato de sermos um corpo missionário (cf. Const. 2) na diversidade torna-nos credíveis para anunciar e testemunhar o Evangelho de modo sempre renovado, com esperança viva, para sermos sinal e luz do mundo (Comunicanda 1/2024)", escreve padre Rogério Gomes.
Leia MaisConfira a mensagem do Governo Geral para o Dia da Vocação RedentoristaMemória: 130 anos da chegada dos Missionários Redentoristas em Aparecida
"A nossa visão da Congregação deve ir além das fronteiras das nossas (vice)províncias, regiões e missões. Isso nos permite reconhecer o dinamismo que existe na Congregação, fortalecer a nossa esperança, renovar o nosso sentido de pertença, promover a solidariedade entre nós e aprimorar a nossa disposição missionária. A reestruturação e a reconfiguração nos chamam a isto!", pondera o Superior Geral.
Entre as preocupações do Superior Geral, tal como Santo Afonso à epoca da fundação da Congregação, alguns elementos que ele entende que "podem fortalecer o dinamismo missionário da Congregação": o cuidado com a promoção vocacional, renovação do sentimento de pertença, rezar pela graça da perseverança vocacional, intensificar a vida comunitária, preservar o zelo pastoral e o ardor missionário, entre outros.
Por fim, o Superior Geral enfatiza a todos os missionários que mesmo em tempos difíceis a Congregação se mantém firme por tudo o que representa:
"A Congregação está viva, com 292 anos de história, madura com o passar do tempo, enriquecida pela leitura dos sinais dos tempos, com a força que vem do Evangelho e o rosto alegre de ser missionário em cada confrade, sustentada pelas orações do Povo de Deus e guiada pelo Espírito Santo como uma obra em andamento".
Padre Rogério Gomes pede que os missionários, formandos, leigos associados à missão e toda Família Redentorista, realizem "com alegria esta obra redentora, pois somos 'Missionários da Esperança nos passos do Redentor!'".
Aparecida recebe Romaria de Familiares dos Redentoristas
Romaria e encontro oportuniza momentos de grande alegria, convívio, formação e espiritualidade.
Conheça o Centro de Assistência Social Padre Antônio Borges
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de Sacramento, interior de Minas Gerais
Testemunho Vocacional: Fr. Lucas Martins, C.Ss.R.
Frater Lucas nasceu em Paraty (RJ), é filho único e atuou em diversas pastorais. Conheça sua história de vida!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.