Por Redentoristas Em Notícias

Superior Geral dos Redentoristas escreve carta para comemoração jubilar


Thiago Leon
Thiago Leon
Missionários reunidos ao final da missa solene, ocasião em que foi lida a carta do superior geral.


Ao Revmo. Pe. Marlos Aurélio da Silva, Superior Provincial da Província de São Paulo.

Caros Confrades, estimados seminaristas, oblatos, membros da Família Redentorista e todas aquelas pessoas ligadas aos Missionários Redentoristas.

Dies Impendere pro Redemptis

Há 125 anos, no dia 28 de outubro de 1894, este solo viu chegar a primeira turma de missionários redentoristas – Padres e Irmãos – que partiram da Baviera rumo ao Novo Mundo. Vieram com muita coragem, para lançar a semente da missão neste solo fértil. A planta se desenvolveu, foi ficando frondosa, com a ajuda maternal da Mãe Aparecida, e no dia 15 de outubro de 1944, foi erigida canonicamente a Província de São Paulo, sendo o Pe. Geraldo Pires o primeiro brasileiro a ser superior provincial. Portanto, soma-se a esta data fundacional, os 75 anos desta Província.

Podemos dizer juntos com o profeta Isaías: “como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação”... (Is 52,7). Com este versículo, queremos, neste dia tão especial, agradecer a Deus pela vida de tantos missionários redentoristas que aqui trabalharam para anunciar a copiosa apud eum redemptio e aos que, nos dias atuais, continuam essa importante tarefa. Não podemos nos olvidar de tantas pessoas que por amor à Congregação, juntamente com eles, foram semeadores da Palavra de Deus e gastaram suas vidas por isso. O mundo atual necessita de mensageiros que anunciem boas notícias, pronunciem palavras de consolo e de esperança, sejam testemunhos do Redentor com suas vidas para ajudar a cuidar do mundo e de uma Igreja feridos. Com o apóstolo Paulo, poderíamos dizer: Ai de nós se não anunciarmos o Evangelho! (Cf. 1Cor 9,16).

Os redentoristas desta Província contribuíram com a Igreja do Brasil e continuam a fazê-lo por meio da Formação dos futuros missionários redentoristas, Magistério, Missões Populares, Santuários, Meios de Comunicação: rádio, televisão, internet, jornal impresso, editora, Pregação de retiros e paróquias, Igrejas não-paroquiais e periferias de grandes cidades. Todo esse fecundo apostolado em vista de evangelizar e de formar a consciência, herança carismática deixada por Santo Afonso Maria de Ligório. Por conseguinte, vocês têm uma grande responsabilidade perante à Igreja e ao Povo de Deus. E para isso, é fundamental a boa preparação pessoal e comunitária, desde a Formação Inicial à Permanente para ajudar a ler com discernimento e sabedoria os “sinais dos tempos”.

Esta Província celebra 125 anos de fundação e 75 anos que foi instaurada. Com estes jubileus se encerra um ciclo que deu muitos frutos e, de agora em diante, inicia-se uma nova etapa com o processo de se reestruturar e se reconfigurar para a missão, formando uma única Unidade com a Província Minas-Rio-Espírito Santo e com vice-província da Bahia. O sopro do Espírito neste novo tempo nos provoca e nos convida a colocarmos “vinhos novos em odres novos” (Mc 2,19) e a lançarmos as redes em águas mais profundas em obediência à palavra do Senhor (Cf. Lc 5,4). Exige-nos disponibilidade, fidelidade criativa, perseverança, vida mística e a coragem dos nossos santos, mártires, beatos redentoristas e dos pioneiros que aqui chegaram. Não tenhamos medo de nos renovarmos e sermos uma Congregação e uma nova Província em saída. A vida redentorista é feita de êxodos, páscoas, cruzes e da alegria proveniente da Abundante Redenção.

Que Nossa Senhora Aparecida, aquela que acompanhou esta Província de São Paulo, desde as suas origens, possa guiar todos os confrades rumo ao Cristo Redentor, o vinho bom desta festa jubilar, e lhes dê a ousadia missionária nesta nova era na história da Congregação e da futura Província que se constituirá. Assim seja!

Em nome do Conselho Geral,

Seu irmão no Redentor

P. Michael Brehl, C.Ss.R
Superior Geral

Roma, 11 de outubro de 2019

Memória de São João XXIII, Papa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...