Notícias

Venerável Pe. Vítor Coelho: mais um passo rumo à honra dos altares

Após 24 anos da abertura do processo pela Arquidiocese de Aparecida, Vaticano reconhece as virtudes do Missionário Redentorista

Escrito por Elisangela Cavalheiro

05 AGO 2022 - 09H27 (Atualizada em 05 AGO 2022 - 12H48)

Comissão Patrimônio Histórico

Poucos dias após completados os 35 anos de sua morte, e no dia em que recordamos os 99 anos de sua ordenação sacerdotal, o padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista e Apóstolo de Aparecida, recebeu o título canônico de Venerável pelo Vaticano, nesta sexta-feira, 05 de agosto

:: Reze pela beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida

O vice-postulador da causa de Beatificação do “Apóstolo de Aparecida”, padre Anísio Tavares, C.Ss.R., em entrevista ao A12 comentou da alegria desse momento para a Província Redentorista de São Paulo e toda a Congregação presente no mundo, por mais esse passo dado. 

"Agradecemos a você que rezou conosco para que esse momento chegasse. Tantas graças testemunhadas, tantas bênçãos relatadas e hoje, nós estamos celebrando mais esse passo e conquista", disse o missionário que colabora no processo de pesquisa da causa. 

O processo para a causa de Padre Vítor foi aberto em 1998, 11 anos após a sua morte, pela Arquidiocese de Aparecida pelo cardeal Dom Aloísio Lorscheider, em 12 de outubro, solenidade da Padroeira do Brasil, e depois seguiu em Fase Diocesana até 2006, quando passou para Roma para Congregação para a Causa dos Santos.

"Agora, o Papa Francisco aprova após grande pesquisa a venerabilidade do Padre Vítor Coelho de Almeida. Não mais Servo de Deus, mas Venerável", destaca o vice-postulador.

Quem também celebrou a conquista foi Dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina e vice-postulador da Causa de Beatificação desde 2011. Em vídeo enviado para a assessoria do Santuário Nacional, ele disse: 

"Suas virtudes heroicas foram aprovadas, e isso significa que o padre Vítor Coelho é um venerável. O processo continua e já estamos na expectativa da aprovação do seu primeiro milagre que ocorreu em Ribeirão Preto. Padre Vítor Coelho de Almeida, Missionário Redentorista, sanitarista do Brasil, o Apóstolo do Rádio, Catequista da nossa Pátria, é agora Venerável. Só temos a dizer: graças a Deus!", frisou o arcebispo. 

Padre Marlos Aurélio, superior provincial da Unidade de São Paulo, recebeu com muita esperança e alegria a notícia do reconhecimento pelo Papa Francisco e deixou uma mensagem a todos os que acompanham com devoção essa história que é parte de Aparecida e da missão e vocação dos Redentoristas: 

"Nós, redentoristas, acolhemos com muita alegria e muita esperança essa notícia do padre Vítor, já sendo reconhecido como Servo de Deus, ganhando esse título de Venerável. É todo um trabalho feito pela comissão de beatificação do Padre Vítor, tendo à frente o Pe. Antonio Marazzo, que é o postulador no Vaticano, tendo como vice-postuladores Dom Darci Nicioli e o Pe. Anísio Tavares, e um trabalho muito grande realizado pela Ir. Pierpaula, das Irmãs Apóstolas do SCJ. 

Acaba sendo um passo a mais rumo à beatificação do Padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista que tanto se dedicou ao trabalho junto aos romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Nesse reconhecimento, nesse decreto que o Papa faz está, na verdade, o reconhecimento de um trabalho missionário dos redentoristas, sobretudo considerando nossa atuação a partir de Aparecida

Pe. Vítor foi alguém que falou para os romeiros de Aparecida, mas também para os romeiros do Brasil, através das ondas da Rádio Aparecida. Então, a gente pode se alegrar, bendizer e agradecer a Deus e, sobretudo, desde já rezar pedindo a intercessão desse grande homem de Deus, que tanto fez pela Congregação e pela Igreja. E que a gente consiga também se deixar inspirar pela sua vida, pelo seu exemplo, pelo seu testemunho de amor a Deus, de amor aos irmãos. Pe. Vítor foi alguém que quis sempre ajudar para que as pessoas soubessem e descobrissem mais a respeito de Deus, da Igreja e da vivencia cristã. É um grande ideal que permanece também muito vivo, muito atual para a nossa caminhada enquanto Igreja nesse tempo que vivemos.

Estamos muito contentes, agradecidos e vamos continuar trabalhando para que chegue logo o dia da notificação de sua beatificação". 


Rumo à Beatificação do Padre Vítor

Para a Beatificação, se exige a apresentação de um milagre alcançado pela intercessão do/a Venerável, ou de outro modo, quando a pessoa tenha sido martirizada, ou seja, tenha sido morta por causa da fé, o milagre não é exigido. No caso de Padre Vítor é aguardado o reconhecimento do milagre para que ele possa ser considerado Beato, ou seja, é feliz junto a Deus. 

Na causa de Padre Vítor Coelho de Almeida já existe um milagre sendo analisado e investigado pelo Vaticano, como esclarece padre Anísio.

"A nossa missão continua, agora o processo seguinte é o Decreto sobre o milagre que já está também sendo pesquisado e investigado por Roma e, após aprovação, Padre Vítor será então, Beato. E, não paramos por aí. Nós acreditamos que Padre Vítor vai chegar também à santidade e ser declarado santo. Por isso, continuamos rezando para que alcancemos essa graça!", esclarece. 

Possível milagre em Ribeirão Preto 

A causa do ‘Apóstolo de Aparecida’ avançou significativamente quando a senhora Edilene Pavão Geraldini, residente em Pirassununga (SP), declarou ter alcançado, em 06 de fevereiro de 1998, um possível milagre pela intercessão de Padre Vítor Coelho. Ela testemunhou que recebeu a graça diante de uma gravidez complicada e com risco de vida, no período em que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

CDM/Santuário Nacional de Aparecida
CDM/Santuário Nacional de Aparecida


Unir-se em oração pela Beatificação de Padre Vítor Coelho de Almeida

Padre Vítor faleceu em plena atividade apostólica, em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987, aos 87 anos de vida.

Os seus restos mortais encontram–se na Capela do Memorial Redentorista em Aparecida (SP), onde muitos devotos fazem seu momento de oração, pedindo e agradecendo a sua intercessão.

:: Conheça a trajetória do Padre Vítor Coelho de Almeida, sua vocação e atuação nas Santas Missões, Rádio Aparecida e Santuário Nacional

Se você alcançou alguma graça, escreva-nos contando:

Caixa Postal 01 - CEP: 12.570-970 - Aparecida – SP

E-mail: padrevitorcoelho@gmail.com



Fonte: Com colaboração de Mário Pereira e Fernanda Fialho

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...