Na história concreta da humanidade, a Igreja, instituída por Jesus Cristo é orientada, iluminada e inspirada pela ação do Espírito Santo que suscita, ao longo dos séculos, formas sempre novas e criativas, de se viver e transmitir o Evangelho, de se viver a justiça do Reino e o mandamento do amor (cf. Jo 13,34).
Para tal, uma das formas de se viver a caridade/amor, de se colocar os dons a serviço, de se viver e praticar as bem-aventuranças, na atual conjuntura social, sendo um sinal profético de Deus, em uma sociedade marcada pela provisoriedade, são as comunidades de vida e de aliança, faróis do Reino de Deus no mundo.
Comunidade de Vida
Inspirados nas primeiras comunidades cristãs, os membros de ambos os sexos são solteiros ou casados e vivem em comunidade o projeto evangelizador de uma instituição, colocando os seus bens materiais em comum, com regras definidas.
A vida de intensa oração, trabalho, partilha de vida e a evangelização são algumas das dimensões importantes exercitadas diariamente. Cada instituição tem sua forma de admissão e permanência no projeto evangelizador.
Comunidade de Aliança
Pessoas casadas que se comprometem a viver o carisma de uma instituição. Vivem em suas casas, conservam suas famílias e seus bens, mantêm atividades profissionais, mas estão comprometidas com o modo de vida e os projetos daquele grupo religioso. Partilham seus dons para o engrandecimento do Evangelho e são testemunhas preciosas no ambiente em que vivem.
É bom lembrar que a vocação não é uma realidade imediatamente clara em cada pessoa.
Se Deus é Mistério e dele recebemos uma vocação, então, podemos dizer que vocação também é mistério. Para entender a própria vocação, cada um deve mergulhar em um processo de discernimento. Portanto, na busca de ser feliz, cada pessoa deve se perguntar:
Quem quer viver feliz, deve procurar entender os mistérios de Deus e o mistério da própria vocação. E para nos fazer entender qual o nosso papel no mundo, Deus enviou o seu Filho para traduzir ou, revelar esse mistério de amor para nós.
Leia MaisOs quatro modos de viver a vocação cristãVocação: solteiro e comprometido!Vocação Religiosa: vida consagrada femininaVocação Religiosa: vida consagrada masculinaPara isso, é necessário contemplar a pessoa de Jesus. Ele é o modelo de homem feliz que realizou por completo a missão que o Pai lhe deu. Assim, fica mais fácil entender o mistério da própria vocação olhando para Jesus, ouvindo a sua Palavra e buscando compreender a si mesmo.
Todo ser humano tem uma vocação. Toda pessoa tem um lugar no mundo, um jeito ou forma de colaborar com o desejo de Deus de fazer deste mundo o seu Reino. Qual é a sua vocação?
Leia também: Qual a diferença entre Novas Comunidades e Congregações?
Quer entender um pouco mais sobre sua vocação?
Busque orientação em sua paróquia que tem uma equipe voltada para o acompanhamento vocacional ou procure um padre, religioso ou religiosa para ajudar a esclarecer suas dúvidas, principalmente se deseja seguir um caminho mais radical, seja numa vocação leiga numa dessas comunidades ou mesmo padre, irmão ou irmã religiosa entre outros.
:: Agora, se quiser conhecer a Congregação Redentorista basta clicar aqui e enviar sua mensagem
CAS Santo Afonso inicia atividades em novo endereço, no bairro Casa Verde
Unidade mudou-se para um espaço mais amplo na Zona Norte de São Paulo
Igreja Santa Cruz em Araraquara (SP) celebra festa em honra de sua titular
Neste ano, a igreja traz o tema "Santa Cruz, luz e esperança para nossa vida!", para marcar de forma especial as reflexões do novenário e da festa em honra da Santa Cruz.
3 versículos bíblicos que inspiram os Missionários Redentoristas
No mês da bíblia, separamos três versículos bíblicos que inspiram os Redentoristas em sua missão na Congregação do Santíssimo Redentor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.