A Igreja Católica tem, de modo geral, possui quatro modos de realização da vocação cristã: como casado, como solteiro, ministro ordenado ou como religioso consagrado. Abaixo, uma breve descrição de cada vocação e artigos que refletem mais sobre cada uma delas.
É a vocação ao matrimônio. A pessoa é feliz por viver a vida matrimonial. Ela escolheu livremente outra pessoa (cônjuge) para viver um projeto permanente de vida familiar, construindo a realidade de um lar (casa, filhos, esposo, esposa, profissão).
Homem e mulher se escolhem e, sendo uma só pessoa (com a imagem do Deus Trindade), formam uma célula de amor que frutifica para construir o mundo.
.:: O significado da vocação matrimonial ::.
É a pessoa que, não se sentindo chamada ao matrimônio, canaliza todas as suas energias em outros projetos e compromissos de vida.
Exemplo: um filho que, de forma livre e generosa, se compromete a viver sua vida em função do cuidado com seus pais; um professor que se realiza na função do magistério e se dedica inteiramente a ensinar; uma pessoa que se enternece com a realidade de pessoas abandonadas e oferece todas as suas forças no serviço a elas; etc. Solteiro, mas comprometido com os valores cristãos, trabalhando com generosidade como parceiro de Deus, sendo fecundo no lugar onde vive.
.:: Vocação: solteiro e comprometido! ::.
Homem solteiro que encontra sua felicidade exercendo generosamente a missão de colaborar com a Igreja como guia do povo de uma região (paróquia). Ele recebe o Sacramento da Ordem para ministrar os Sacramentos e organizar a caminhada do povo de Deus; exerce funções administrativas, pedagógicas, acadêmicas, dentre tantas.
Os Padres, Bispos e Diáconos são homens ordenados. Entre os ministros ordenados há o Diácono Permanente (homem casado, com família, escolhido pela Igreja) e o Diácono Transitório, que receberá o segundo grau do Sacramento da Ordem, o presbiterado ou ministério dos presbíteros.
Homens ou mulheres solteiros que consagram (reservam, gastam) exclusivamente suas vidas, de forma gratuita, a serviço do Evangelho em algum carisma evangelizador instituído pela Igreja. São pessoas felizes porque amam radicalmente a Jesus e, por isso, fazem de suas vidas uma doação generosa a serviço dos irmãos.
Há uma infinidade de projetos de vida específicos voltados para a evangelização. Após alguns anos de formação e discernimento, eles fazem os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência para viverem nesse projeto por toda a vida, em compromisso exclusivo. Poderão assumir essa vocação, pessoas desimpedidas de quaisquer compromissos que as impeçam de entregar toda a vida para estar disponível ao serviço a Deus e aos irmãos.
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Os Rebeldes Amorosos de Santo Afonso Maria de Ligório
Conheça a história dos Redentoristas que, apesar das críticas, priorizam os "muitos feridos de nosso tempo", com cordialidade e hospitalidade em sua missão
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.