Notícias

Vocação do ventre: Minha Família Redentorista traz história do Ir. Orlando

Mãe e pai revelam devoção do Missionário Redentorista a Nossa Senhora Aparecida desde a infância

Escrito por Mário Pereira

31 MAR 2023 - 17H50

Arquivo Pessoal

A palavra vocação significa “chamado”. Deus nos chama à vida e com ela nos concede um presente, pedindo que a vivamos com intensidade. Na vocação à Vida Religiosa, o “chamado” se torna muito pessoal, com o Pai fazendo o convite para permanecermos com Ele (Jo, 1,39). Este é o caso do Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R., que teve o anúncio de sua vocação feito ainda no ventre de sua mãe.

O Missionário Redentorista, que atualmente ocupa o cargo de diretor do Portal A12, é o personagem do 3º episódio da série “Minha Família Redentorista”, que destaca o estreito caminho entre as famílias de sangue e religiosa do padre ou do irmão da Congregação do Santíssimo Redentor.

Nascido em Santa Rita do Sapucaí (MG), Orlando é filho único de Maria Aparecida Silva Cassiano e José Orlando Cassiano.

Na infância, o pequeno Orlando Augusto já demonstrava a sua vocação religiosa e sua devoção a Nossa Senhora Aparecida, como revela sua mãe:

“Quando entrou na escola, pegou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, colocou na mochila e queria que os amiguinhos e a professora beijassem a imagem todos os dias, para que eles fossem abençoados. Até que a imagem se destruiu dentro da mochila dele”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Orlando com a avó e o pai em visita ao Santuário Nacional de Aparecida


O tímido Orlando foi uma criança dedicada e estudiosa, que pediu para ser coroinha ainda aos seis anos. Um pouco depois, aprendeu a tocar flauta doce e aprofundou seus estudos sobre música.

A trajetória para ser um Redentorista, nos caminhos de Santo Afonso Maria de Ligório e São Geraldo Majella, começou a ser traçada com a bênção do Missionário Redentorista Pe. Humberto Mokarzel.

“O padre Humberto foi fazer uma missão em Santa Rita, em 1996, eu estava grávida e ele chegou e falou: ‘olha, mãe barriguda, deixa eu abençoar sua barriga’. Ele falou: ‘menino ou menina?’. Falei que ‘não sei’, mas o senhor abençoando, vai ser uma criança abençoada. Ele foi, abençoou minha barriga e o Orlando Augusto nasceu, graças a Deus, nessa vida de Igreja”, disse a mãe do missionário.

Dezessete anos depois, quando os pais foram levar o jovem Orlando para o Seminário São Geraldo, em Sorocaba (SP), tiveram uma grata surpresa, ao reencontrar justamente o Padre Humberto.  

A escolha pela Congregação do Santíssimo Redentor, a formação em Jornalismo e outras histórias contadas pela família do Ir. Orlando Augusto, você pode conferir no vídeo abaixo:

A série “Minha Família Redentorista”, que é exibida mensalmente no YouTube dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo, mostra como as famílias reagiram ao saber do desejo do parente de anunciar a Copiosa Redenção. São relatos sobre a infância, a entrada para a Congregação do Santíssimo Redentor e outras curiosidades dos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório.

.:: Saiba mais sobre o "Minha Família Redentorista"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...