Vocação do ventre: Minha Família Redentorista traz história do Ir. Orlando
Mãe e pai revelam devoção do Missionário Redentorista a Nossa Senhora Aparecida desde a infância

A palavra vocação significa “chamado”. Deus nos chama à vida e com ela nos concede um presente, pedindo que a vivamos com intensidade. Na vocação à Vida Religiosa, o “chamado” se torna muito pessoal, com o Pai fazendo o convite para permanecermos com Ele (Jo, 1,39). Este é o caso do Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R., que teve o anúncio de sua vocação feito ainda no ventre de sua mãe.
O Missionário Redentorista, que atualmente ocupa o cargo de diretor do Portal A12, é o personagem do 3º episódio da série “Minha Família Redentorista”, que destaca o estreito caminho entre as famílias de sangue e religiosa do padre ou do irmão da Congregação do Santíssimo Redentor.
Nascido em Santa Rita do Sapucaí (MG), Orlando é filho único de Maria Aparecida Silva Cassiano e José Orlando Cassiano.
Na infância, o pequeno Orlando Augusto já demonstrava a sua vocação religiosa e sua devoção a Nossa Senhora Aparecida, como revela sua mãe:
“Quando entrou na escola, pegou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, colocou na mochila e queria que os amiguinhos e a professora beijassem a imagem todos os dias, para que eles fossem abençoados. Até que a imagem se destruiu dentro da mochila dele”.

Orlando com a avó e o pai em visita ao Santuário Nacional de Aparecida
O tímido Orlando foi uma criança dedicada e estudiosa, que pediu para ser coroinha ainda aos seis anos. Um pouco depois, aprendeu a tocar flauta doce e aprofundou seus estudos sobre música.
A trajetória para ser um Redentorista, nos caminhos de Santo Afonso Maria de Ligório e São Geraldo Majella, começou a ser traçada com a bênção do Missionário Redentorista Pe. Humberto Mokarzel.
“O padre Humberto foi fazer uma missão em Santa Rita, em 1996, eu estava grávida e ele chegou e falou: ‘olha, mãe barriguda, deixa eu abençoar sua barriga’. Ele falou: ‘menino ou menina?’. Falei que ‘não sei’, mas o senhor abençoando, vai ser uma criança abençoada. Ele foi, abençoou minha barriga e o Orlando Augusto nasceu, graças a Deus, nessa vida de Igreja”, disse a mãe do missionário.
Dezessete anos depois, quando os pais foram levar o jovem Orlando para o Seminário São Geraldo, em Sorocaba (SP), tiveram uma grata surpresa, ao reencontrar justamente o Padre Humberto.
A escolha pela Congregação do Santíssimo Redentor, a formação em Jornalismo e outras histórias contadas pela família do Ir. Orlando Augusto, você pode conferir no vídeo abaixo:
A série “Minha Família Redentorista”, que é exibida mensalmente no YouTube dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo, mostra como as famílias reagiram ao saber do desejo do parente de anunciar a Copiosa Redenção. São relatos sobre a infância, a entrada para a Congregação do Santíssimo Redentor e outras curiosidades dos filhos espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório.

Missionário Redentorista é nomeado Bispo de Barra, na Bahia
Pe. João Batista Alves do Nascimento, C.Ss.R, é o atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Redentoristas retomam Novena Perpétua no Santuário Nacional de Aparecida
Oração em louvor a Nossa Senhora Aparecida será realizada na Capela São José e terá transmissão da TV Aparecida

Reconfiguração e Reestruturação para uma missão renovada
Superior Provincial da Unidade de São Paulo fala sobre a Grande Assembleia Redentorista e os próximos passos em vista da Nova Província
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.