Encerrou nesta sexta-feira (5) o XIII Congresso Latino-americano dos Irmãos Redentoristas (CLAIR – CLAHER), realizado no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).
O encontro, que reuniu Irmãos da Congregação Redentorista de toda a América Latina e Caribe, teve como tema central o “Jubileu dos 300 anos de São Geraldo Majella”.
Durante os cinco dias de congresso, os participantes se dedicaram a sessões de partilha e formação, aprofundando o carisma redentorista e planejando as ações futuras.
A agenda incluiu estudos voltados à Pastoral Vocacional e à formação contínua dos Irmãos, celebrando e refletindo sobre o legado do Santo Irmão Redentorista.
Ao longo de todo o evento, houve um espírito de comunhão e busca por expandir os horizontes, conforme foi destacado na celebração de abertura.
.:: Relembre a celebração de abertura da comissão ::.
A diversidade de experiências e culturas entre os Irmãos foi reconhecida como um fator de enriquecimento para a Congregação.
Em entrevista ao Portal A12, o Ir. Laurence Larry, C.Ss.R., Conselheiro Geral da Congregação Redentorista, enfatizou a relevância estratégica desse congresso para o futuro da congregação:
“Esse encontro é muito importante, pois a vocação do irmão é parte da nossa Congregação e aqui na América Latina e Caribe, nós temos a maior parte dos Irmãos da Congregação. Então, é importante que os Irmãos se juntem e compartilhem histórias, esse tempo junto como uma família, e encorajar, especialmente os Irmãos mais jovens que aqui estão”.
A realização de um congresso dedicado exclusivamente aos Irmãos Redentoristas foi um tema de grande celebração. O Pe. César Torres, C.Ss.R., Coordenador da Conferência Redentorista no continente, ressaltou a importância desse espaço de encontro, formação e fortalecimento mútuo para a vida e o ministério dos Irmãos.
“Desde o início, do processo de reestruturação da congregação é para a missão. Dentro deste contexto, estamos analisando cada instância e, nesse encontro, trabalhamos a importância, identidade e espiritualidade do Irmão em nossa congregação [...] Isto é importante, pois é parte da responsabilidade da nossa vocação e de nossa missão”.
Benefícios para a Congregação do Santíssimo Redentor
Para o Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, o Congresso foi uma oportunidade de confraternização e de revisão da vida consagrada redentorista:
“Realizar um Congresso de Irmãos traz sobretudo a oportunidade de nos encontrarmos, confraternizarmos, mas acima de tudo, de nos percebermos como membros de um grande corpo missionário. A gente percebe onde há um pouco mais de fragilidade ou até a ausência da vocação da figura do Irmão, isso pode e deve acontecer. Acredito que seja um tempo de partilha, de troca de experiências, mas desse despertar também, a nossa co-responsabilidade pela vida da Congregação, da vida consagrada redentorista dos Padres e dos Irmãos".
A Missa de encerramento foi presidida pelo Pe. César Torres. Durante sua homilia, ele destacou o principal poder do Missionário Redentorista:
"Qual é o poder que tem um Sacerdote? Um Irmão consagrado? O poder da misericórdia! A misericórdia com aqueles que mais sofrem. É este poder que cada um de nós precisa se apropriar para viver a missão".
O XIII CLAIR – CLAHER se encerra com a certeza de que a reflexão e o planejamento realizados em Aparecida fortalecerão a presença e o testemunho dos Irmãos Redentoristas na América Latina e Caribe, dando força ao legado afonsiano.
Com o encerramento do Congresso, os Irmãos Redentoristas retornam às suas províncias com a missão renovada e o compromisso de aplicar os frutos da reflexão na missão de propagar a Copiosa Redenção.
1/36




































CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Os Rebeldes Amorosos de Santo Afonso Maria de Ligório
Conheça a história dos Redentoristas que, apesar das críticas, priorizam os "muitos feridos de nosso tempo", com cordialidade e hospitalidade em sua missão
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.