Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 04 MAI 2018 - 09H43

Fé, espiritualidade e muita alegria na celebração da Páscoa das Obras Redentoristas


Crianças do CAS São Clemente apresentam cartazes durante evento comemorativo.


Veja como foi celebrada a Páscoa nos diversos Centros de Assistência Social: 

CAS Santíssimo Redentor

O CAS Santíssimo Redentor celebrou a Páscoa com muita alegria e gratidão a Deus pela oportunidade de unirmo-nos novamente para esta grande festa. A equipe de colaboradores do CAS juntamente com os beneficiários e seus familiares celebraram o dom da vida que se renova, a Páscoa que se vive no dia a dia através de cada gesto concreto de amor e acolhida. Através de dança, teatro e música, os beneficiários aprenderam e nos ensinaram qual é o verdadeiro sentido dessa data. O encontro foi coroado com a presença da Irmã Sabrina, do Instituto Jesus, Maria e José, que de uma maneira simples, cativou a todos com as suas sábias palavras.

CAS São Geraldo

No da 28 de Março o Centro de Assistência Social São Geraldo deu início às suas comemorações de Pascoa. Na ocasião foi realizada uma acolhida especial reunindo os beneficiários de todos os Programas para falar um pouquinho e meditar sobre o sentido da Semana Santa, ao passo que no Programa Semear, as crianças e adolescentes participaram de uma gincana de caça aos ovos de Páscoa e ao término da Gincana receberam a visita do Coelho que presenteou nossas crianças e adolescentes com um delicioso ovo de chocolate confeccionado em nossa Oficina de Culinária.

Dando seguimento à celebração pascal, no dia 02 de abril abrimos nossas atividades festejando o Ressuscitado, com a apresentação do grupo teatral do CAS com a peça 'O Quarto Sábio', que contou a história de protagonismo na fé de Artabam, um quarto rei mago que se perdeu de seus amigos, mas sem saber passou a vida ajudando os outros e presenteando o Cristo que Ressuscitado o leva para seu Reino e deixa a mensagem do amor ao próximo.

Após o teatro tivemos um momento rico de reflexão e juntos oramos agradecendo a Deus em ação de graças por nossas vidas . Desta forma o CASSG reforça sua missão como promotor da vida e da ação social de forma plena, trabalhando corpo, mente e espírito.

CAS Perpétuo Socorro 

Foi realizada no CAS Perpétuo Socorro no dia 19 de abril a Celebração Ecumênica da Páscoa com participação de 114 beneficiários. A celebração contou com participação ativa dos beneficiários, como o coral do Programa Vida Ativa com apresentação da música 'Noites Traiçoeiras', apresentação de dança da música 'Dez é 10' do Programa Semear, entrada dos símbolos pascais (coelho, ovo, sino, girassol, cordeiro, vela, pão e vinho) com Programa SOS Família; teatro 'Eu não vou desistir' do Programa Semear; solo musical 'Ressuscita-me' de uma beneficiária do Programa Inclusão Jovem; leitura das preces, entrada da bíblia, entre outros.

Houve ainda duas convidadas, uma que foi a celebrante e outra que fez os cantos. Os beneficiários participantes, se mostraram satisfeitos com a participação. O sentido principal da Páscoa de transformação, superação, reviver após situação de morte, foi abordado de forma dinâmica e muitos beneficiários deram retorno positivo sobre, alegando terem se emocionado com a celebração.

Colaborou: Vânia de Cássia Galvão Martins - coordenadora

CAS São Clemente

Todos os anos nessa época os cristãos são convidados a reviverem uma importante trajetória de Jesus Cristo rumo aos mistérios da salvação, por meio de sua paixão, morte e ressurreição. Neste sentido, a fim de reunir os beneficiários para refletirem o verdadeiro sentido da mensagem deixado pelo Messias, o Centro de Assistência Social São Clemente realizou no dia 11 de Abril uma Celebração Ecumênica que reuniu beneficiários dos Programas SOS Família e Semear.

Em um momento de reflexão e partilha, a celebração contou com a presença do Padre José de Vilas Boas, o qual trouxe riquíssimas contribuições acerca dos ensinamentos deixados por Jesus, oferecendo sentido e possibilidades para os diversos enfrentamentos dos dias atuais.

O início da celebração se deu com a exibição de um vídeo 'O sentido da páscoa' de Bráulio Bessa seguido por cinco passagens bíblicas, as quais foram lidas por membros de famílias beneficiárias, representadas pelos participantes do Programa Semear por meio de cartazes e contextualizadas pelo Padre. Em seguida, os participantes encenaram desde o nascimento de Jesus até a sua morte e ressurreição. O fim das apresentações se deu com a música 'Trem bala rumo ao céu' de 'Sr. e Sra. Lobos' cantada pelas crianças e adolescentes e acompanhada por todos os que ali estavam presentes.

O encerramento da celebração foi realizado pelo Padre Vilas com a oração do Pai Nosso!

CAS Pedro Donders 

O Centro de Assistência Social Pedro Donders promoveu no dia 06 de Abril na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Celebração Eucarística em comemoração à Páscoa, proporcionando um encontro intergeracional e de confraternização entre todos.

A celebração foi presidida pelo pároco e coordenador religioso do CAS, padre Chicão, que com seu carisma conseguiu envolver a todos com a canção de acolhida e boas vindas. Na homilia, falou sobre o valor de se colocar na presença de Deus, assim como os discípulos de Emaús, que sentiram o coração arder na presença dele através do irmão. Enfatizou também a importância de reconhecer tudo aquilo que recebemos e agradecer a Deus e aos irmãos, mas não só agradecer como também doar aquilo que temos para oferecer a quem precisa.

A animação musical contou com a participação de atendidos na Oficina de Música e Artes e a Oficina de Culinária e Artesanato também se fez presente através da liturgia da palavra.

Crianças e adolescentes atendidos na Oficina de Artes na Procissão do Ofertório conduziram os símbolos pascais, no qual houve a explicação do significado de cada um.

Ao final da celebração os presentes receberam uma mensagem de Ação de Graças, redigida pelo Irmão Joaquim. Encerrou-se a celebração com a bênção final e entrega dos ovos de chocolate. 

Uma ação que possibilita a busca da espiritualidade e evangelização independente de sua Religião dos participantes, pois Deus é único e onipotente.

CAS Copiosa Redenção 

Páscoa é tempo de renovação e renascimento. Com essa proposta, foi realizada no Centro de Assistência Social Copiosa Redenção, a comemoração dessa data com as famílias do vale alimentação. Trazendo a reflexão sobre esse tempo especial.

A tarde começou com uma dinâmica, onde os participantes foram convidados a fazer uma prece pelas realidades difíceis que o mundo enfrenta na atualidade e também agradecer pelas alegrias que vivenciam. Após esse momento, padre José Gabriel Mariano, C.Ss.R., fez uma reflexão sobre o significado da Páscoa. As famílias ainda participaram de uma brincadeira onde deveriam descobrir o número de bolinhas que havia em um pote, e aquelas que mais se aproximaram da quantidade correta receberam um prêmio simbólico.

As crianças tiveram uma tarde muito divertida com brinquedos infláveis e algodão doce à vontade. Foi uma oportunidade de unir as famílias e resgatar sentimentos de justiça e paz, tão necessários para o tempo atual.

Colaborou: Valdete Reginaldo Zago, Assistente Social.

:: LEIA TAMBÉM: CAS Padre Antonio Borges promove eventos para celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.