
Dia do Nutricionista: profissionais do CAS contribuem para uma alimentação mais saudável
Beneficiários recebem lanche e almoço elaborados para atender suas necessidades, em diferentes fases da vida
Hoje, dia 31 de agosto, é celebrado o Dia do Nutricionista, e o Centro de Assistência Social conta com este profissional para garantir bem-estar e mais qualidade de vida, por meio da alimentação, oferecida aos beneficiários.
Além do cuidado com as oficinas educativas e sociais, o CAS tem a preocupação em ofertar uma alimentação de qualidade, provando que a função do alimento vai muito além de saciar a fome. “Buscamos oferecer uma alimentação adequada e saudável, com variedade e qualidade nutricional. Garantimos um pouco do que necessitam, nutricionalmente, para uma melhor qualidade de vida, dando preferência aos alimentos in natura e evitando os industrializados”, contou a nutricionista responsável pelo CAS Pe. Antônio Borges (Sacramento/MG), Thays Cristyan Rosa Amui.
Os alimentos oferecidos aos beneficiários, seja ele um lanche ou almoço, são elaborados de acordo com a idade e as necessidades de cada grupo. “Em cada fase da vida, necessitamos de um tipo de alimentação, mas em todas elas, ela deve ser variada e equilibrada. Os alimentos devem vir de diferentes grupos alimentares, pois só um tipo não contém todos os nutrientes que o corpo necessita”, esclareceu Thays.
1/12
No CAS São Geraldo (Potim/SP), assim como no CAS Pe. Antônio Borges, além do lanche diário, é servido o almoço para as crianças e adolescentes. “Nós buscamos ofertar uma variedade de verduras, legumes e frutas, alcançando assim uma nutrição adequada, harmoniosa e segura. Priorizamos alimentos naturais, dos quais, muitos são plantados e cultivados na própria horta da instituição, com as vantagens em consumir alimentos frescos, livres de produtos químicos, pragas ou doenças. Sempre levando em consideração os aspectos culturais, afetivos, comportamentais e patológicos” explicou a nutricionista, Patrícia Cunha Novaes Di Nolla.
Os resultados de uma alimentação saudável e equilibrada podem ser observados dentro do próprio CAS, durante as oficinas desenvolvidas. “Esse cuidado otimiza e contribui para o bom funcionamento cerebral, melhora do raciocínio, da memória, da concentração e do humor, tornando os beneficiários mais dispostos, com maior desempenho e produtividade para realizarem, de forma satisfatória, as atividades diárias”, concluiu Patrícia.

Este é o patrono do CAS de Sapopemba/SP
Em 2007, a Congregação do Santíssimo Redentor implantou, no distrito da cidade Tiradentes, região leste de São Paulo, o projeto São Clemente, com atendimento inicial a vinte famílias em situação de vulnerabilidade social.

Fraternidade e Fome: “Dai-lhes vós mesmos de comer”
O CAS (Centro de Assistência Social), está abordando a Campanha da Fraternidade com os beneficiários.

CAS define temas centrais de 2023
Diante da realidade local em que cada CAS está inserido, cada Centro elege um tema geral que pautará as atividades que serão realizadas durante o ano nas oficinas.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.