Beato Metódio Trcka (Reprodução)
Palavra Redentorista

Beato Domingos Metódio Trcka: o mártir do amor ao Natal (1886-1959)

Ir. André Luiz, C.Ss.R (Arquivo Redentorista)

Escrito por Ir. André Luiz, C.Ss.R

25 AGO 2021 - 08H57 (Atualizada em 25 AGO 2021 - 09H34)

No dia 25 de agosto, nossa Congregação celebra a festa de mais um mártir. Trata-se do Beato Domingos Metódio, que foi martirizado na Eslováquia no dia 23 de março de 1959.

Mesmo sendo preso injustamente pelo regime totalitarista, manteve-se firme em sua fé no Redentor e foi capaz de aliviar a cruz seus companheiros de cárcere, ao animá-los e ajudá-los.

Reprodução
Reprodução

Domingos nasceu a 6 de julho de 1886, em Rydlant nad Ostravici, na Morávia, hoje na atual República Checa. É mais novo dos sete filhos de Francisca e Tomás Sterbova Trcka. E já no dia seguinte ao seu nascimento, foi batizado.

Sentiu o chamado de Deus arder em seu coração desde jovem. Deste modo, Domingos ingressou na Congregação dos Missionários Redentoristas em 1902, começou o noviciado em 1903 e fez sua profissão religiosa no dia 25 de agosto de 1904. Ao concluir seus estudos, foi ordenado sacerdote em Praga no dia 17 de julho de 1910.

Durante os seus anos no seminário, expressou o desejo de trabalhar entre os cristãos de rito oriental e pôde realizar seu desejo em 1919, quando o Superior Provincial dos Redentoristas de Praga o enviou para Lviv (Ucrânia), para realizar o apostolado entre os fiéis greco-católicos.

Foi um exímio missionário, pois além de desempenhar sua missão com zelo, energia e entusiasmo, adaptou-se à cultura, língua e a realidade dos povos da Europa oriental. Tanto que passou a adotar o nome de Metódio. Foi eleito duas vezes superior da missão. Além disso buscou construir igrejas, conventos e uma associação de mulheres que se ocupassem dos mais abandonados no ponto de vista espiritual.

Leia MaisDescubra quem são os santos e beatos redentoristas Em abril do ano de 1950, o governo checo suprimiu todas as comunidades religiosas.

Após um julgamento sumário, Pe. Metódio foi condenado à prisão. Durante este período, foi submetido a longos interrogatórios e torturas.

Em 1958, foi transferido para a prisão de Leopoldov. Nesse meio tempo, passou a sofrer de pneumonia, contraída no confinamento solitário imposto a ele por ter cantado na prisão um hino do tempo do Natal. Em decorrência de seu estado de saúde, veio a falecer no dia 23 de março de 1959.

Reprodução
Reprodução

Em 4 de novembro de 2001, o Papa João Paulo II concedeu a Domingos Metódio o título de beato da Igreja. O Papa assim falou de Metódio em sua homília no dia da beatificação:

“Metódio Domingos Trcka dedicou toda a sua existência ao serviço da causa do Evangelho e da salvação dos irmãos, chegando até ao supremo sacrifício da vida. [...]

O seu calvário terminou na prisão de Leopoldov, onde, devido às privações e às doenças, faleceu depois de ter perdoado aos próprios algozes”.

A festa do Beato Metódio celebrada hoje, nos remete à imitação de duas atitudes cristãs:

1. A devoção pela encarnação do verbo (festa do Natal). Esse amor de Metódio era tão intenso para com o Menino Deus, que chegou a cantar um canto natalino em plena prisão, o qual foi estopim para ser levado à solitária.

2. Perdoar os que nos oprimem, a exemplo do Divino Redentor, que do alto da Cruz perdoou seus algozes, Metódio concede o perdão aos guardas que o torturavam.

Beato Domingos Metódio Trcka, rogai por nós!

FONTE:
Beato Domingos Metódio. https://www.a12.com/redentoristas/santos-e-beatos/beato-domingos-metodio-trcka. Acessado em 20/07/2021.
Pe. Luiz Carlos de Oliveiras. Celebrações Redentoristas. Texto interno.

Escrito por
Ir. André Luiz, C.Ss.R (Arquivo Redentorista)
Ir. André Luiz, C.Ss.R

Diretor do Centro Redentorista de Espiritualidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.