Por Luana Correa Em Redentoristas

Província do Rio

A Província do Rio de Janeiro foi fundada por missionários que vieram da Holanda. A primeira fundação da então chamada Vice-Província brasileira foi feita em 1893, na cidade de Juiz de Fora (MG), junto à Igreja de Nossa Senhora da Glória onde os redentoristas estão até hoje. No início a área de atuação ia de Minas Gerais até o estado do Ceará, área de ação reduzida depois com a criação primeiro da Missão de Garanhuns (PE) e depois da Vice-Província de Recife em 1953. No dia 29 de junho de 1951, aconteceu a elevação de Vice-Província à condição de Província e a sua separação definitiva da Província Holandesa. Já em 1971, foi efetuada a mudança de foro para a cidade de Belo Horizonte (MG) e transferida a sede provincial para Juiz de Fora.

Assembleia 2013 da Província Redentorista do Rio

A Província do Rio contempla comunidades redentoristas localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente, são cinco paróquias: Paróquia Santo Afonso - Rio de Janeiro (RJ); Paróquia São José - Belo Horizonte (MG); Paróquia de São Sebastião - Coronel Fabriciano (MG); Paróquia Nossa Senhora da Glória e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Juiz de Fora (MG). Também fazem parte da composição da Província do Rio: Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG); Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos (RJ); o Centro Missionário em Cariacica (ES) e a presença redentorista em Frei Gaspar (MG).

A Província mantém ainda duas casas de retiros: uma em Belo Horizonte (Casa de Retiros São José) e outra em Juiz de Fora (Seminário da Floresta). Em Juiz de Fora, funcionam duas casas de formação: CVSA (Comunidade Vocacional Santo Afonso) para seminaristas do ensino médio e CVSC (Comunidade Vocacional São Clemente) para seminaristas que estudam Filosofia. Em Coronel Fabriciano (MG), no ANO SPES, permanecem durante um ano os jovens que terminaram o curso de Filosofia e se preparam para o Noviciado. Este último funciona atualmente de forma integrada, em Tietê (SP). Em Belo Horizonte está a CVDM (Comunidade Vocacional Dom Muniz) para os junioristas, jovens que fizeram a profissão religiosa e estudam Teologia.

SERVIÇO:

Província Redentorista do Rio de Janeiro 
Avenida dos Andradas, 855 
Morro da Glória - Caixa Postal 45011 - 36035-970
Juiz de Fora - MG
Fone: (32) 3218-4715
Site: provinciadorio.org.br

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luana Correa, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.