Por Ir. Viveiros, CSsR Em Notícias Atualizada em 30 JUL 2018 - 10H12

Semana Vocacional: um pouco de história

Almanaque Ecos Marianos.
Almanaque Ecos Marianos.
Semana Vocacional na Rádio Aparecida, em 1971.

Durante muitos anos, na Igreja e na sociedade, o termo vocação referia-se a ser padre, irmão ou irmã, ou seja, vocação de especial consagração. Depois do Concílio Vaticano II, a compreensão deste termo tornou-se mais abrangente e passou a ser compreendido como serviço aos irmãos.

Hoje, entendemos que todo batizado é um vocacionado e todo fiel é chamado por Deus a desenvolver um serviço na Igreja, particularmente na comunidade onde vive. É a Igreja servidora, formada por uma grande assembleia de discípulos e missionários de Jesus Cristo. Nela, todos são igualmente corresponsáveis pelo testemunho e pelo anúncio do Reino de Deus, exercendo tarefas e serviços diferentes, conforme os dons e talentos pessoais.

Há quase cinquenta anos, os Missionários Redentoristas, responsáveis pela Rádio Aparecida, cientes da importância dos meios de comunicação na formação de uma nova consciência vocacional de todos os batizados, abriram o espaço de uma semana na grade de programação da emissora para conversar sobre vocação.

Leia MaisComo organizar uma Semana Vocacional?Infográfico: a história da Semana VocacionalNo início, o assunto era refletido somente pelos missionários redentoristas, tendo como objetivo atrair jovens para a Congregação, mas pouco tempo depois a Semana Vocacional ganhou duas importantes dimensões: Eclesialidade e Intercongregacionalidade. Religiosos, religiosas de outras congregações, membros de Institutos Seculares, leigos e leigas começaram a participar da organização e realização deste trabalho, refletindo sobre as diversas formas de chamado: Vocação Humana, Cristã, Matrimonial, Sacerdotal, Religiosa, Ministerial e Vocação de Maria, como modelo de todo vocacionado.

Foto de: Thamara Gomes

Semana Vocacional - TV Aparecida

O conteúdo refletido visa a conscientização de todos. Independente de idade, sexo ou profissão, todos são chamados a acolher e responder SIM à vontade de Deus em suas vidas. Com o surgimento da Editora Santuário, TV Aparecida e também do Portal A12.com, a programação, pouco a pouco, foi ampliada. Os mesmos temas são refletidos de formas diferentes nesses meios e no Santuário Nacional, atingindo públicos variados, com a participação de tantos outros agentes do serviço vocacional.

Com as novas técnicas e formas, o trabalho ficou mais criativo, com participações ao vivo, matérias gravadas ou escritas, sempre com o intuito de convidar o ouvinte, o telespectador ou o leitor a conhecer e descobrir sua verdadeira vocação.

Em agosto, acompanhe a Semana Vocacional pela Rede Aparecida de Comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, CSsR, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.