Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 30 MAI 2018 - 13H49

Como organizar uma Semana Vocacional?

No mês de agosto, a Igreja Católica celebra de maneira especial as vocações específicas. Muitos grupos e comunidades se reúnem para rezar pelos sacerdotes, religiosos, famílias e leigos.

 

A vocação é obra de Deus

Nesse período, a Pastoral Vocacional Redentorista realiza também a Semana Vocacional, com o apoio do Santuário Nacional de Aparecida e da Rede Aparecida de Comunicação. Neste ano, o tema central é a Vocação como expressão da misericórdia divina.

O mês vocacional é um momento oportuno para a reflexão em grupo. Cada fiel pode se aprofundar no assunto e motivar outras pessoas a conhecerem os diversos tipos de chamado.

Que tal fazer também uma Semana Vocacional em seu grupo?

Não sabe como? A gente de dá uma forcinha. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar esse momento de reflexão e partilha.

1. Entendendo a proposta: A Semana Vocacional é um tempo de evangelização sobre a vocação em suas várias dimensões. Pretende ser ajuda e estímulo para que todos descubram a sua vocação específica e sua maneira própria de realizar a missão na Igreja.

2. As vocações específicas: basicamente, o universo vocacional pode ser dividido em vocação religiosa, sacerdotal, matrimonial e leiga. Reserve um dia também para falar sobre vocação de uma forma geral, como chamado de Deus. Caso tenham mais tempo, podem abordar também a Vocação Humana e Cristã.

mes_vocacional

3. Ambientação do local: o espaço escolhido para realizar a atividade deve ser propício para o a reflexão. Sugestão: A passagem “Vinde e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19) é muito utilizada no contexto vocacional, por isso, redes, barco, água e peixes compõem bem o cenário.

Foto de: reprodução

Rosário

4. Proclamação da Palavra de Deus: Leitura da Palavra. Os relatos bíblicos ajudam a compreender esse bonito processo de “chamamento”. A Bíblia revela belas histórias vocacionais. Sugerimos alguns trechos bíblicos para as determinadas vocações:

Vocação na Igreja: 1 Cor 12, 4-11 / Mc 1, 14-20
Vocação Matrimonial: Mt 19, 3-6 / Ef 5, 21-33
Vocação Sacerdotal: Jo 10, 11-16 / Hbr 5, 1-10
Vocação Religiosa: Mt 4, 18-21 / 1 Cor 12, 4-11
Vocação leiga: Mt 5, 13,16 / Ef 4, 1-13

5. Cânticos vocacionais: A música é importante para o dinamismo do momento vocaiconal, tem a função de envolver o grupo e também de promover reflexão de uma maneira lúdica. Sugerimos alguns cânticos:

- Eis-me aqui Senhor
- A decisão é tua
- A barca
- Escutei teu chamado
- Quando chamaste
- O profeta
- Navegar (outra vez me vejo só)
- Por uma grande missão

6. Reflexão: Chegou a hora de partilhar ideias sobre as vocações específicas. Pensem em perguntas sobre o tema do dia, cada um poderá expor seu pensamento com liberdade.

Em nosso site vocacional, você encontrará materiais explicativos sobre as vocações, na forma de textos que visam promover a reflexão em grupo. Os subsídios foram elaborados de acordo com o tema central da 47ª Semana Vocacional “Vocação: expressão de misericórdia” e serão disponibilizados a partir do próximo domingo (17).

Outra dica é utilizar o material disponibilizado pela CNBB para o Mês Vocacional. Baixe aqui.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.