Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 27 AGO 2020 - 08H58

51ª Semana Vocacional: Jesus fiel à missão do Pai

A palavra “vocação” vem do verbo no latim “vocare” que significa “chamado”. Vocação é um chamado de Deus, que nos amou por primeiro, escolheu-nos desde o ventre materno, para sermos filhos e filhas amados. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (Jo 15,16).

Jesus foi chamado e enviado pelo Pai, para levar a Boa Nova da Salvação a todas as nações. Ele veio da Galileia, desceu ao Jordão e foi batizado por João Batista. Então o céu se abriu, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és meu Filho amado! Em ti encontro meu agrado” (Lc 3,21-22).

O batismo de Jesus revelou sua identidade, sua filiação divina e missão trinitária de instaurar um novo Reino de justiça.

Ele começa formando uma comunidade. Chama os doze para estar com Ele, ser sinal do amor generoso de Deus, e os envia a anunciar o Evangelho (Mc 3,13-14). A escola dos discípulos de Jesus é o “caminho” e o conteúdo é o Reino. Nas pegadas do Mestre, eles vão construindo novas relações de amizade e fraternidade. Descobrem que para serem discípulos é necessário fé, conversão e comunhão. É preciso amar e deixar-se amar, permanecer fiel à sua Palavra e aceitar a cruz. Não buscar fama ou privilégios, mas, desapegar-se das seguranças e entregar a própria vida por Cristo e pela causa do evangelho.




Jesus é nosso eterno modelo de discipulado, pois tem um conhecimento profundo do Pai. “Eu e o Pai somos um”
(Jo 10, 30). Permanece obediente à palavra, e tem como alimento, fazer a sua vontade. Por meio dos gestos e sinais que realizava junto ao povo, ia revelando a identidade do Pai misericordioso. A missão crescia em clima de gratuidade, pobreza e confiança. Ele está a serviço da vida, veio para implantar um reino de justiça para todos. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da graça do Senhor” (cf. Lc 4,18-19).

Jesus, vendo as multidões que o seguia, sentiu uma imensa compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. (Cf. Mt 9,36). Vai ao encontro dos pobres, levando a Boa Nova da libertação, cura os cegos, como podemos ver no Evangelho de (Mt 9,27-31), tem compaixão e restitui a vida do filho da viúva de Naim (cf. Lc 7,11-17), cura o paralítico e perdoa seus pecados (Mt 9,1-8). “As obras que Eu faço dão testemunho de mim”, afirma Ele.

A Igreja ensina que: “toda a vida de Cristo” foi um contínuo caminho de desprendimento, doação, humildade, fidelidade e obediência amorosa ao Pai até a morte de Cruz: “Os seus silêncios, os seus milagres, os seus gestos, a sua oração, o seu amor pelo homem, a sua predileção pelos pequenos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz pela redenção do mundo, a sua ressurreição tudo é atuação da sua palavra e cumprimento da Revelação” (CIC. 561).

Pelo Batismo, somos chamados a renovarmos nossa fé e nossa adesão à Igreja, mediante o encontro pessoal com Jesus de Nazaré. Ele nos chama para sermos testemunhas do amor e do serviço aos irmãos, simbolizado pelo exemplo do “lava pés”, na força do Espírito Santo somos enviados ao mundo, para escutar a voz e o clamor dos pobres e marginalizados a fim praticar a justiça e a fraternidade. "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos" (Jo 15,13).

Esse é o amor redentor de Jesus que O levou até a cruz. Mesmo depois de ser traído, negado, condenado e crucificado, não voltou atrás, permaneceu fiel na missão de levar do amor de Deus a toda humanidade: “amou-nos até o fim”! A ressurreição é caminho de fé e esperança, um dom de Deus, uma porta aberta à vida em plenitude. “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11,25). A morte não é o fim, não tem a última palavra. “Deus Pai, nos transfigura e nos faz viver a comunhão eterna com Ele” Agradeçamos a Jesus, sua vida e sua fidelidade na missão recebida do Pai, de instaurar um novo Reino de paz e comunhão.

Preces à Maria

Sigamos também o exemplo de fé e doação de “Maria a grande missionária, continuadora da missão do Filho e formadora de missionários” (DAP nº269). Para concluir de forma orante, recordo o texto do Papa Francisco, de 04/09/2014. “Maria, Mulher da escuta, da decisão e da ação”, em perfeita em sintonia com o tema da 51ª Semana vocacional: "Há muitas vozes ressonado. Qual voz quero ouvir".

“Maria, Mulher da escuta, abre os nossos ouvidos; faz com que saibamos ouvir a Palavra do teu Filho Jesus, no meio das mil palavras deste mundo; faz com que saibamos ouvir a realidade em que vivemos cada pessoa que encontramos especialmente quem é pobre e necessitado, quem se encontra em dificuldade”.

Maria, Mulher da decisão, ilumina a nossa mente e o nosso coração, a fim de que saibamos obedecer à Palavra do teu Filho Jesus, sem hesitações; concede-nos a coragem da decisão, de não nos deixarmos arrastar para que outros orientem a nossa vida.

Maria, Mulher da ação, faz com que as nossas mãos e os nossos pés se movam «apressadamente» rumo aos outros, para levar a caridade e o amor do teu Filho Jesus, para levar ao mundo, como tu, a luz do Evangelho. Amém!"

Peçamos a proteção e a bênção da Mãe Aparecida, para a fidelidade de todas as vocações na Igreja. Que o Senhor envie operários para serviço de seu Reino.

Para refletir:

1- Que sinais revelam a fidelidade de Jesus no cumprimento da missão profética recebida do Pai?

2- Pelo batismo, somos chamados a participar da missão de Cristo e da construção de seu Reino. Como tem sido minha resposta?

3- Como discípulos-missionários, quais são as vozes que nos impedem ouvir a voz de Deus e anunciar seu Evangelho?

Ir. Maria de Lourdes Araújo
Missionária de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas

BAIXE O ROTEIRO VOCACIONAL AQUI!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...