Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 25 AGO 2020 - 08H22

51ª Semana Vocacional: Trazer o Evangelho no coração

Durante o mês de agosto, nossa Igreja volta sua atenção, sua reflexão e suas orações para as vocações. Como sabemos, vocação vem do latim vocatio, que quer dizer a ação de chamar. Neste período, reza-se por todos aqueles que são chamados por Deus para uma missão, tanto na Igreja como no mundo.

Segundo Luís Gonzáles Quevedo, a vocação que cada um de nós recebe “supõe o encontro de duas liberdades: a liberdade absoluta de Deus, que chama, e a liberdade humana, que responde a este chamado”. Ou seja, vocação também é resposta livre, pois somos filhos e filhas de Deus e, como tal, fomos feitos para esta liberdade, que se dá em nosso íntimo, em nosso coração.




É no profundo do coração de toda a pessoa humana que as suas profundas aspirações e desejos são gestadas. No profundo de nossos corações é que estão a nossa essência e as nossas verdadeiras intenções. E o próprio Jesus nos alerta  que “o que torna a pessoa humana impura não é o que entra pela sua boca, mas o que sai de seu coração” (Cf. Mt 15, 10-20).

A Sagrada Escritura afirma o local das verdadeiras tomadas de decisões, o coração. Deste modo, entendemos o pedido: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, do toda a tua alma e com toda a tua força” (Dt 6, 5).

No coração é que estão nossas verdadeiras intenções e é nele, então, que se deve residir o Evangelho, pois sendo alimentado pela Boa Nova, pela Boa Notícia, estará exalando a essência de Deus para todos aqueles que dele se achegarem; sobretudo transmitir a esperança, nestes difíceis tempos em que vivemos. E aqui está a vocação de toda pessoa humana: sermos portadores de boas mensagens.

Ajuda-nos nesta pequena reflexão o Evangelho de São Lucas, referente à Pesca Milagrosa (Lc 5, 1-11). À beira do lago de Genesaré, Jesus está a anunciar a Palavra de Deus. Como uma grande multidão lhe apertava, ele sobe numa barca de pesca; era a barca de Simão. Jesus lhe pede para que se afastasse da terra e, sentado, continuava a ensinar o povo.

Após os ensinamentos, pediu a Simão que avançasse para as águas mais profundas, e lançasse as redes para a Pesca. Simão diz a Jesus que pescou a noite inteira e não teve nenhum sucesso, mas, em atenção ao pedido Dele, lançaria as redes novamente. E, para o espanto de todos, foi uma farta pescaria, e os sócios de Simão lhe foram ajudar a trazer à margem, tamanha quantidade de peixes. Simão pede que Jesus se afaste dele, pois é um pecador, como também de seus companheiros: Tiago e João. Mas, Jesus os convida para serem pescadores de seres humanos. Estes, deixando tudo, o seguem.

O texto da Pesca Milagrosa traz a nós três reflexões importantes para o sentido vocacional:

1 - Pedido de Jesus: “Avancem para as águas mais profundas.” (Lc 5, 4)

O chamado em nossa vida não é uma iniciativa própria; ele é uma iniciativa de Deus. Este chamado rompe com as nossas comodidades: não é possível apenas ficar nas margens ou nas águas rasas; é necessário ir para as águas mais profundas do chamado divino. Há muitos que esperam pela nossa audácia em sair de nós mesmos para anunciar a Boa Nova.

2 - Pedido de Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou pecador.” (Lc 5, 8)

A sabedoria popular nos alerta que “Deus não erra no chamado”, Ele quer contar com a fragilidade nossa para mostrar seu amor à humanidade, independentemente de nossas fraquezas. Deus, “surpreendentemente, não escolhe os grandes e poderosos deste mundo para realizar o seu projeto de salvação. Pelo contrário, ele mostra clara preferência pelos pequenos e desprezados. Ele escolhe o fraco do mundo para confundir o forte" (1 Cor 1, 27).

3 – O convite de Jesus: "Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens." (Lc 5, 10)

Responder na liberdade do sim a este convite de Jesus é ser o continuador de sua missão no mundo atual, pois, apesar de muitos compreenderem que a “vocação é do alto, santa, e celestial, ela realiza-se na história”, é neste tempo atual que iremos pescar pessoas humanas, ou seja, transmitir a elas a boa nova da vida, pois nossa vocação é trazer o Evangelho no coração para transmitir ao mundo. Não tenhamos medo, Ele está conosco.

Para refletir:

1. Porque que o chamado de Deus exige duas liberdades?

2. De onde brota nossa profunda essência?

3. Como o texto da Pesca Milagrosa ajuda na compreensão vocacional?

Ir. Maria Rita da Silva
Irmãs Mensageiras do Amor Divino

BAIXE O ROTEIRO VOCACIONAL AQUI!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...