Refletir sobre nossa vocação é sempre muito importante para a caminhada cristã, e exige de cada pessoa a consciência que todos somos vocacionados, isto é, de que cada um é chamado por Deus para alguma missão.
Na Bíblia, podemos obeservar o chamado dos profetas. Cada profeta inicia a sua missão a partir de uma vocação, um chamado próprio e bem pessoal que recebe de Deus: é o caso de Abraão, Moisés, Jeremias, Isaías, Amós, etc. Deus chama e indica uma missão.
A vocação é um dom recebido de Deus, que de forma particular Ele oferece para cada ser humano. Esse chamado vai além da nossa capacidade de realizá-lo; porém, Deus em sua gratuidade nos dá as graças para concretizá-lo em nossas vidas.
Vejamos o caso de Jeremias: a Bíblia traz um belíssimo texto de sua vocação, que está em Jr 1,4-10. Esse chamado é um modelo para nós batizados, seguidores de Jesus, como fonte de inspiração e também como um meio de escutarmos a voz de Deus que continua falando e chamando através de sua Palavra. Assim como Jeremias, somos chamados a acolher essa Palavra: “Antes de formar você no ventre da sua mãe, eu o conheci!”
Leia Mais4º passo para descobrir a vocação: procure orientação!2º passo para descobrir a vocação: reze!1º passo para descobrir a vocação: escute DeusQue maravilhoso é saber que não somos frutos do acaso, mas somos filhos e filhas de um Deus que nos quis. A primeira vocação que cada pessoa recebe é a vida; a segunda é o chamado à santidade que todo cristão recebe de Deus. Existem as vocações específicas dentro de um campo profissional e também a vocação cristã, como é o caso do matrimônio e da vida religiosa. Vocação é dom de Deus: não se trata de escolher, mas de ser escolhido e de dar uma resposta concreta. Para chegar a ela é preciso percorrer um caminho de descoberta e de autoconhecimento. Estar de coração aberto para entender a vontade de Deus. É a vocação que dá sentido à vida.
O Papa Francisco se refere à vocação religiosa como o “grande tesouro na Igreja, daqueles que seguem o Senhor de perto, professando os conselhos evangélicos”. O Santo Padre tem constantemente tratado da necessidade de a voz dos jovens se fazer presente na Igreja, contribuindo à missão de não deixar que a instituição tão antiga, caia no erro de se tornar antiquada aos tempos de hoje. E que essa é uma missão que exige dedicação de todos.
Ninguém está excluído da vocação, todos somos chamados a obedecer a Deus e seu desígnio para cada um: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”. (Jr 1,7-8). Abramos os nossos ouvidos pois “A voz do Senhor nos chama”.
Deus não apenas nos dá a missão, Ele nos faz uma promessa: “EU ESTOU CONTIGO!”
Ir. Thaylor Bertoli, CSsR
Redentoristas celebram a Novena da tarde no Santuário Nacional
Missionários serão responsáveis pelas pregações na celebração das 15h
Demos graças, Província Redentorista de São Paulo
Antes do "nascimento" da Província Nossa Senhora Aparecida, família Redentorista agradece a Unidade de São Paulo. Saiba mais!
Memória, Fraternidade e Esperança
Os Missionários Redentoristas se reuniram para celebrar os 79 anos da Província de São Paulo, que em breve vai juntar ao Rio de Janeiro e Bahia para formar a Província Nossa Senhora. E é com essa memória querida, que eles se despedem e abraçam com esperança o futuro ...
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.