Notícias

A palavra de Deus como inspiração para vocações religiosas

A vocação é um dom recebido de Deus, que de forma particular Ele oferece para cada ser humano.

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

21 NOV 2022 - 14H05 (Atualizada em 21 NOV 2022 - 14H33)

A12

Refletir sobre nossa vocação é sempre muito importante para a caminhada cristã, e exige de cada pessoa a consciência que todos somos vocacionados, isto é, de que cada um é chamado por Deus para alguma missão.

Na Bíblia, podemos obeservar o chamado dos profetas. Cada profeta inicia a sua missão a partir de uma vocação, um chamado próprio e bem pessoal que recebe de Deus: é o caso de Abraão, Moisés, Jeremias, Isaías, Amós, etc. Deus chama e indica uma missão.

A vocação é um dom recebido de Deus, que de forma particular Ele oferece para cada ser humano. Esse chamado vai além da nossa capacidade de realizá-lo; porém, Deus em sua gratuidade nos dá as graças para concretizá-lo em nossas vidas.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Encontro vocacional 2022


Vejamos o caso de Jeremias: a Bíblia traz um belíssimo texto de sua vocação, que está em Jr 1,4-10. Esse chamado é um modelo para nós batizados, seguidores de Jesus, como fonte de inspiração e também como um meio de escutarmos a voz de Deus que continua falando e chamando através de sua Palavra. Assim como Jeremias, somos chamados a acolher essa Palavra: “Antes de formar você no ventre da sua mãe, eu o conheci!”

Leia Mais4º passo para descobrir a vocação: procure orientação!2º passo para descobrir a vocação: reze!1º passo para descobrir a vocação: escute DeusQue maravilhoso é saber que não somos frutos do acaso, mas somos filhos e filhas de um Deus que nos quis. A primeira vocação que cada pessoa recebe é a vida; a segunda é o chamado à santidade que todo cristão recebe de Deus. Existem as vocações específicas dentro de um campo profissional e também a vocação cristã, como é o caso do matrimônio e da vida religiosa. Vocação é dom de Deus: não se trata de escolher, mas de ser escolhido e de dar uma resposta concreta. Para chegar a ela é preciso percorrer um caminho de descoberta e de autoconhecimento. Estar de coração aberto para entender a vontade de Deus. É a vocação que dá sentido à vida.

O Papa Francisco se refere à vocação religiosa como o “grande tesouro na Igreja, daqueles que seguem o Senhor de perto, professando os conselhos evangélicos”. O Santo Padre tem constantemente tratado da necessidade de a voz dos jovens se fazer presente na Igreja, contribuindo à missão de não deixar que a instituição tão antiga, caia no erro de se tornar antiquada aos tempos de hoje. E que essa é uma missão que exige dedicação de todos.

Ninguém está excluído da vocação, todos somos chamados a obedecer a Deus e seu desígnio para cada um: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”. (Jr 1,7-8). Abramos os nossos ouvidos pois “A voz do Senhor nos chama”.

Deus não apenas nos dá a missão, Ele nos faz uma promessa: “EU ESTOU CONTIGO!”


Ir. Thaylor Bertoli, CSsR

Quer discernir sua vocação? Clique aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...