Você compreende a importância da vida de oração para a caminhada de discernimento vocacional?
A vida do cristão, especialmente, daqueles que estão fazendo um processo de discernimento vocacional, seja para a vida religiosa, para a vida sacerdotal ou para a vida matrimonial, precisa ser alimentada por uma vida de intensa oração. Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, CSsR, explica como uma rotina diária de contato com Deus pode te ajudar a perceber melhor sua vocação.
Assista o vídeo ou leia abaixo:
Os Evangelhos relatam alguns chamados à vida de oração. Por exemplo, no livro dos Atos dos Apóstolos diz que a primitiva comunidade cristã “perseverava na doutrina dos apóstolos, na comunhão, na fração do pão e nas orações”, também diz que “perseverava unânime na oração com Maria Mãe de Jesus”. Neste sentido, vale-nos sempre lembrar do pedido de Jesus, contido no Evangelho de Lucas:
“é preciso orar sempre sem jamais esmorecer”
A oração sustenta a comunidade de fé e propicia um bom discernimento vocacional. O vocacionado, ao abrir tanto os ouvidos da mente quanto os do coração para a voz de Deus, conseguirá escolher, na liberdade característica dos Filhos de Deus, o melhor estado de vida para que se realize como pessoa humana, sendo feliz e fazendo as pessoas ao seu redor felizes também.
:: 3 orações vocacionais para rezar no dia a dia
A vida de oração, quando nos silenciamos diante do insondável amor de Deus pelo ser humano, nos faz sentir como Igreja, como Corpo Místico de Cristo, com um grande ardor missionário que nos coloca inteiramente disponíveis para responder ao chamado de Jesus para segui-lo mais de perto.
Leia MaisVirtude do Mês: OraçãoPara se fazer um bom discernimento vocacional, o jovem deve colocar-se livremente diante de Deus, tornando sua oração uma bela e frutuosa conversa entre amigos, onde cada um tem a liberdade de falar tudo aquilo que está sentindo e vivendo.
Em uma troca de olhares entre o vocacionado e Jesus de Nazaré, o vocacionado perceberá verdadeiramente o chamado que Deus lhe faz para segui-lo mais proximamente e em todos os momentos da sua vida.
Por isso, é necessário criar esses momentos de oração, tais como a leitura de livros espirituais, ouvir músicas religiosas, na recitação do santo Rosário, rezar e meditar a Palavra de Deus, participar das adorações ao Santíssimo Sacramento em sua comunidade, na participar ativamente dos sacramentos, especialmente do sacramento da eucaristia.
3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária
Conheça a história de 3 missionários redentoristas que são inspiração para aqueles que desejam seguir o caminho da vida religiosa consagrada.
Entenda o significado do brasão redentorista
O símbolo principal da Congregação Redentorista foi criado pelo Ir. Vito Curzio. Saiba mais!
O Redentorista deixa de ser missionário na velhice ou na enfermidade?
Os redentoristas idosos prestam um serviço de ser exemplo de vida autêntica. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.