Notícias

Como rezar pedindo a Deus o dom do discernimento vocacional?

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

25 NOV 2021 - 09H15 (Atualizada em 25 NOV 2021 - 10H41)

shutterstock jovem rezando (shutterstock)

Você compreende a importância da vida de oração para a caminhada de discernimento vocacional? 

A vida do cristão, especialmente, daqueles que estão fazendo um processo de discernimento vocacional, seja para a vida religiosa, para a vida sacerdotal ou para a vida matrimonial, precisa ser alimentada por uma vida de intensa oração. Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, promotor vocacional, explica como uma rotina diária de contato com Deus pode te ajudar a perceber melhor sua vocação.

Assista o vídeo ou leia abaixo:

Os Evangelhos relatam alguns chamados à vida de oração. Por exemplo, no livro dos Atos dos Apóstolos diz que a primitiva comunidade cristã “perseverava na doutrina dos apóstolos, na comunhão, na fração do pão e nas orações”, também diz que “perseverava unânime na oração com Maria Mãe de Jesus”. Neste sentido, vale-nos sempre lembrar do pedido de Jesus, contido no Evangelho de Lucas: 

“é preciso orar sempre sem jamais esmorecer”

A oração sustenta a comunidade de fé e propicia um bom discernimento vocacional. O vocacionado, ao abrir tanto os ouvidos da mente quanto os do coração para a voz de Deus, conseguirá escolher, na liberdade característica dos Filhos de Deus, o melhor estado de vida para que se realize como pessoa humana, sendo feliz e fazendo as pessoas ao seu redor felizes também.

:: 3 orações vocacionais para rezar no dia a dia

A vida de oração, quando nos silenciamos diante do insondável amor de Deus pelo ser humano, nos faz sentir como Igreja, como Corpo Místico de Cristo, com um grande ardor missionário que nos coloca inteiramente disponíveis para responder ao chamado de Jesus para segui-lo mais de perto.

Leia MaisVirtude do Mês: OraçãoPara se fazer um bom discernimento vocacional, o jovem deve colocar-se livremente diante de Deus, tornando sua oração uma bela e frutuosa conversa entre amigos, onde cada um tem a liberdade de falar tudo aquilo que está sentindo e vivendo.

Em uma troca de olhares entre o vocacionado e Jesus de Nazaré, o vocacionado perceberá verdadeiramente o chamado que Deus lhe faz para segui-lo mais proximamente e em todos os momentos da sua vida.

Por isso, é necessário criar esses momentos de oração, tais como a leitura de livros espirituais, ouvir músicas religiosas, na recitação do santo Rosário, rezar e meditar a Palavra de Deus, participar das adorações ao Santíssimo Sacramento em sua comunidade, na participar ativamente dos sacramentos, especialmente do sacramento da eucaristia.

Quer ver outras Dúvidas Vocacionais?
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.