Notícias

Conheça a história da Semana Vocacional

Em 2023, Semana Vocacional completa 54 anos de história

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

11 AGO 2023 - 16H17 (Atualizada em 11 AGO 2023 - 16H57)

Almanaque Ecos Marianos.

O ano era 1969 e a Rádio Aparecida já evangelizava o povo brasileiro. Naquele ano, os formadores foram convidados a assumir os microfones para que alguns Missionários Redentoristas, que trabalhavam na rádio, fizessem um período de férias.

Ao perguntarem sobre o que deveriam falar, ouviram a resposta: falem sobre vocação, pois esse assunto interessa a todos!

Eles abraçaram a ideia e assumiram os programas religiosos, falando sobre o chamado de Deus. O que começou de maneira despretensiosa foi ganhando mais e mais tempo e se firmando na programação da Rádio Aparecida.

Ecos Marianos 1971
Ecos Marianos 1971
Em 1971, Pe. Gervásio já falava sobre vocação na Rádio Aparecida.


Naquela época, o
enfoque era a vocação religiosa e sacerdotal, apesar de já contar com a participação dos leigos. Com o passar do tempo, a compreensão do termo vocação ganhou novo sentido.

Se antes era compreendido como um chamado somente para quem desejava ser padre ou religioso, agora refere-se a todos os batizados, pois todos são chamados por Deus para uma missão. A partir da nova compreensão, muitas pessoas, entre casados, solteiros, religiosos, sacerdotes e leigos, foram convidados para dar testemunho de sua vocação e participar das reflexões.

Muitos anos depois, com a chegada da TV Aparecida e do Portal A12, a programação foi ampliada, atingido também telespectadores e internautas, além de romeiros do Santuário Nacional de Aparecidaque participam das celebrações durante a Semana Vocacional.

Curiosidade

No princípio, a Semana Vocacional não era realizada em agosto. Em 1971, por exemplo, foi celebrada no mês de junho. A instituição do mês de agosto como mês vocacional aconteceu em 1981, na 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...