Notícias

Dizer sim ao “tudo de Deus”: uma experiência em terras argentinas

Uma etapa fundamental e decisiva na vida religiosa

Escrito por Secretaria Provincial Redentorista

09 OUT 2023 - 09H55

Noviço Natan Augusto

"É preciso deixar tudo para ganhar tudo”. Eis uma das máximas mais conhecidas de Santo Afonso. Nessas breves palavras, mas repletas de profundidade e verdade, nosso pai-fundador parece apresentar o resumo de como deve ser a certeza interior de cada Missionário Redentorista: disposto a deixar aquilo que muitas vezes julgamos como tudo para abraçar o “tudo de Deus”.

Sendo assim, durante o ano de 2023 deixei meu país, assim como outros jovens formandos redentoristas, e me permiti vivenciar em terras estrangeiras o ano santo do Noviciado. Uma etapa fundamental e decisiva na vida religiosa, em especial para nós, Missionários Redentoristas.

Após quatro anos na formação inicial, passando por Santa Bárbara d’Oeste-SP e Campinas-SP (Aspirantado e Postulantado, respectivamente), fui admitido para viver esse intenso momento no Noviciado Conferencial Sagrado Coração de Jesus, em Bella Vista, Província de Buenos Aires, Argentina. Uma nova etapa, um novo país, uma nova língua, uma nova cultura, uma nova comunidade, novos companheiros de caminhada, novos desafios, mas a mesma inesgotável graça de Deus que me chamou e me sustenta no seguimento de seu Filho, Jesus Redentor.

Iniciei este ano com as malas prontas e deixei o Brasil no dia 03 de janeiro. Oficialmente, a abertura do Noviciado se deu dois dias depois, dia 05. Desde então, o Senhor vem confirmando-me em seu seguimento, ajudando-me a reconhecer-me integralmente, em minhas virtudes e limitações, e fazendo-me experimentar seu amor e sua misericórdia que são infinitos.

Noviço Natan Augusto
Noviço Natan Augusto
Turma do Noviciado Conferencial Sagrado Coração de Jesus, Bella Vista, Argentina 2023


A exortação apostólica Vita Consecrata, sobre a Vida Consagrada e sua missão na Igreja e no mundo, de São João Paulo II, nos diz que “é em Cristo Senhor que se devem continuar a rever os religiosos e religiosas de cada época, alimentando na oração uma profunda comunhão de sentimentos com Ele”. Dessa forma, o Noviciado é a etapa propícia para um encontro mais íntimo com Jesus, a fim de que se alcance um processo livre, consciente e decidido em vista de abraçar generosamente a consagração religiosa que fazemos após este ano.

Tendo em vista esse amadurecimento e um eficaz discernimento, nos são oferecidas formações acerca da Vida Consagrada em geral e especialmente sobre a Congregação do Santíssimo Redentor: sua história, sua forma de vida, carisma e espiritualidade. A presença de diversos Missionários Redentoristas, advindos dos mais diferentes países e realidades, enriquece nosso aprendizado e nos conscientiza ainda mais sobre o grandioso trabalho que nossa Congregação presta ao povo de Deus, no seio da Igreja, especialmente junto aos pobres e abandonados.

Por conseguinte, a condição basilar é a vida comunitária, pois é a partir dela que se desenvolve a missionariedade em nossa Congregação. Somente uma comunidade apostólica que tem Jesus como seu centro pode testemunhá-lo por meio do amor fraterno e anunciá-lo sem medo e com verdade. Para isso, contamos com uma rica multiplicidade de línguas (espanhola, francesa e portuguesa) e de culturas, já que vivemos um Noviciado Conferencial), composto por sete brasileiros, quatro haitianos e um argentino, além da comunidade religiosa que conta com três religiosos (dois argentinos e um brasileiro).

Segundo nossas constituições, somos chamados a “continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres”. Dessa forma, constantemente estamos vivendo e convivendo com realidades desafiadoras, pessoas simples e marginalizadas socialmente, mas que enchem nossa vocação e missão de sentido, pois ao mesmo tempo em que lhes anunciamos o amor de Deus, também nos deixamos interpelar por esse mesmo Deus que também nos ensina e nos santifica por meio de seu povo.

Desempenhamos nosso trabalho apostólico em uma zona periférica de Bella Vista, Bairro Obrigado, composto em sua grande maioria por imigrantes paraguaios e bolivianos. As inúmeras visitas que realizamos às famílias nos fazem tocar com as mãos e o coração a realidade dessa gente sonhadora e batalhadora, que deixou sua terra em vista de melhores oportunidades e mesmo assim, mantém viva sua cultura e suas devoções. O carinho e a generosidade dessa porção do povo argentino são cativantes.

Noviço Natan Augusto
Noviço Natan Augusto
Jovens formandos redentoristas fazendo a etapa formativa do noviciado na Argentina


Por fim, temos a oportunidade de estar em contato com as diversas comunidades redentoristas presentes na Argentina. A variedade de frentes missionárias distribuídas ao longo de todo o país revela a bela pluralidade que compõe o rosto dessa nação.

Portanto, dispor-se ao querer de Deus, seja ele qual for, é o caminho para a felicidade. Responder ao chamado do Redentor, inicialmente, é fazer a experiência de seu amor. Eis o “tudo de Deus”: que sejamos felizes em seu amor! Amor que se doa, que dignifica, que resgata e santifica. Não estaremos livres dos percalços e, inclusive, das caídas. Mas, se nos permitimos segui-lo, Ele se voltará para nos tomar pela mão, nos levantando e nos ajudando a prosseguir. Abraçar a cruz e segui-lo fielmente é condição indispensável. Sou feliz vivendo este chamado para ser um Missionário Redentorista! Sou feliz fazendo essa experiência de amor, que me faz amar. Sob o olhar materno da Virgem Maria, de nossos Santos e dos que nos precederam, Deus me conceda sempre mais essa graça, para ser no mundo um missionário da esperança, que gasta os dias em prol dos remidos.

Natan Augusto Pimentel Santos

Noviço Redentorista

Província de São Paulo

Noviciado Conferencial Sagrado Coração de Jesus

Bella Vista, Buenos Aires, Argentina

Saiba como ser um Missionário Redentorista, padre ou irmão!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretaria Provincial Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...