No mês de setembro, a Igreja nos convida a refletir sobre a importância da Bíblia em nossa caminhada enquanto povo de Deus. Podemos afirmar que este é o mês em que tomamos consciência da necessidade de escutarmos, meditarmos e colocarmos em prática a Palavra de Deus. Deus comunica um projeto salvífico para seu povo, e somos convidados a fazer parte de uma Aliança com o Senhor da vida, que chamou e continua a chamar cada um de nós pelo nome para exercemos uma missão específica na Igreja e no mundo.
Em várias passagens bíblicas, encontramos relatos vocacionais de homens e mulheres escolhidos por Deus para uma missão específica e desafiante. Ao olharmos para a condição de muitos deles, eram pessoas simples, pobres, sem muito conhecimento, como foi o caso de Moisés, mas a graça de Deus fazia dos pequenos e pobres um ato de revelação da sua obra salvífica.
Leia MaisTrês histórias da Bíblia para assumir sua vocação 5 características da Espiritualidade Redentorista3 conselhos do Papa Francisco para viver bem a vocaçãoAs histórias vocacionais relatadas nas Sagradas Escrituras nos dizem muito sobre o modo que Deus cuida dos seus escolhidos, capacitando aqueles que Ele chama para uma missão. Ao refletirmos em Êxodo sobre a libertação do povo de Deus da escravidão do Egito, encontramos a figura de Moisés, que não sabia falar, era gago, mas soube confiar e acolher a proposta de Deus para si e para seu povo que sofria. No Novo Testamento, encontramos a vocação dos discípulos de Jesus, homens que mesmo sem entender muito sobre o mistério salvífico, passam a ser anunciadores da obra da Redenção, porque se permitiram serem tocados pela graça Redentora de Cristo.
:: Como a vocação de Moisés pode me ajudar a responder ao chamado de Deus
Quando olhamos para o projeto salvífico de Deus nas Sagradas Escrituras, encontramos Deus atuando através de pessoas que têm história, família, sonhos. São pessoas inseridas em diversos contextos de vida, e que, ao mesmo tempo, ao se depararem com o chamado divino, são transformadas em homens e mulheres novos, atuantes a partir da graça de Deus, que levarão a frente com suas próprias vidas aquilo que Deus sonha para seu povo.
Pensar e rezar a nossa vida a partir da Sagrada Escritura é permitir-nos questionar qual o nosso lugar na história da salvação e o que Deus espera de cada um de nós. Estamos abertos para a graça atuante de Deus em nós em prol de uma sociedade mais fraterna e mais livre?
Somos vocacionados a partir da Palavra de Deus que nos chama e, ao mesmo tempo, capacita-nos para a missão. Sendo assim, o que cabe a cada um de nós é a fidelidade e a abertura para sermos a presença de Deus neste mundo.
Seja um Missionário Redentorista!
Reflexão elaborada pelo Pe. Robson Araújo, C.Ss.R., promotor vocacional.
Conheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)
Romaria é a segunda maior da cidade do oeste baiano. Saiba mais!
O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?
A Cruz é símbolo de nossa fé e sinal de nossa redenção em Jesus Cristo. Saiba mais!
Governador e religioso: conheça a história do Padre Francesco Margotta
Redentorista entrou para a Congregação fundada por Santo Afonso aos 49 anos após conhecer Santo Afonso. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.