Notícias

Missa celebra Semana Vocacional no Santuário Nacional

Celebração também marcou o envio da Imagem Peregrina para Minas Gerais, onde o Missionário Redentorista Diácono Pablo receberá a ordenação sacerdotal

Escrito por Ronaldo Casarin

09 AGO 2025 - 19H37 (Atualizada em 11 AGO 2025 - 07H38)

Thiago Leon

Na noite deste sábado (09), foi celebrada no Santuário Nacional a Santa Missa que marcou o 7º dia da 56ª Semana Vocacional. Presidida pelo Pe. Jorge Américo, C.Ss.R., Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, a missa contou com a presença dos formandos redentoristas.

O tema da noite foi “Vocação: Chamado Divino, resposta humana que se faz missão”, em referência às atividades da Semana Vocacional.

Na abertura da celebração, Pe. José Américo disse: “Rezemos pela vocação à família. Rezemos pelos nossos pais, àqueles que estão aqui conosco, e àqueles que já contemplam a face de Deus que é Pai.”

.:: LEIA MAIS: Confira mais sobre a 56ª Semana Vocacional do Santuário Nacional

O Secretariado Vocacional Redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida propõe anualmente a Semana Vocacional, sempre realizada no Santuário Nacional, em consonância com a proposta da Igreja para o mês de agosto, mês das vocações.

Homilia

Pe. José Américo abriu sua fala afirmando: “Viemos ao Santuário porque fomos chamados. Chamados, e seremos enviados. Viemos como peregrinos, e voltaremos como missionários.”.

Sobre o tema, ele prosseguiu: “Estamos no mês de agosto, mês das vocações. Todas as vocações são amadas e queridas por Deus. Durante toda esta semana, nós estamos rezando pelas vocações. ‘Eis-me aqui, envia-me’. E para este dia, somos chamados a recordar que vocação é chamado Divino, proposta humana que se faz missão.”.

Padre José Américo ressaltou ainda que “vocação é o sonho de Deus vestido com a nossa vida. E missão é a nossa via vestida com o sonho de Deus.”.

O Missionário Redentorista destacou ainda que por vezes as pessoas se encontram em dúvidas se Deus as está chamando à determinada vocação. Sobre isso, ele disse:

“É muito simples, você coloca o seu coração em todas elas. Onde o coração encontrar paz, Deus te quer ali. Deus quer que você seja feliz. Nenhuma vocação surge do nada, todas elas nascem da fé. Deus nos conduz sempre para o melhor, para o lugar onde nós seremos felizes. E se somos felizes, faremos os outros mais felizes ainda. É preciso confiar mais no chamado, no que na estrada. É preciso confiar em Deus.”, completou.

Padre José Américo concluiu a homilia conclamando todos a caminhar como peregrinos de esperança para o definitivo. Mas alertou que é preciso ter cuidado com as ilusões que vão aparecendo no meio do caminho.

.:: LEIA MAIS: Dúvidas sobre vocação? A gente te ajuda

“Elas são como cinzas que vão pousando sobre as brasa. E isso faz o fogo se apagar e a chama vai ficando cada vez mais longe de nós. Mas é preciso ter a coragem de soprar as cinzas e deixar a brasa arder. Somos assopradores de brasas. Queremos que a chama da nossa vocação permaneça sempre acesa e ilumine o mundo”, finalizou.


Envio a Imagem Peregrina

A Santa Missa marcou também o envio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida para a Paróquia de Dores de Campos, Diocese de São João Del Rei (MG), onde, a partir deste domingo (10) acontece a Semana Vocacional.

É nesta paróquia também que acontecerá, na próxima semana, a ordenação sacerdotal do Diácono Pablo Vinícius, Missionário Redentorista e diretor-adjunto do Portal A12.

Thiago Leon Thiago Leon Diácono Pablo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida


Na parte final da Santa Missa este sábado, Diácono Pablo fez a consagração à Nossa Senhora:

Ó, Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis;

Consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó, Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó, celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Amém.

Reveja a celebração completa:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...