Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 17 ABR 2019 - 09H51

O que a Exortação Apostólica 'Cristo Vive' diz sobre vocação?

No início deste mês de abril, a Santa Sé publicou a Exortação Apostólica Cristo Vive, assinada pelo Papa Francisco. O documento é fruto das discussões do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que aconteceu em outubro de 2018, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

São nove capítulos que abordam diferentes temas, de tecnologia à vida de Igreja. Separamos algumas ideias apresentadas nos capítulos que falam especificamente sobre vocação e discernimento


A Exortação Apostólica Cristo Vive foi assinada pelo Papa Francisco no dia 25 de março de 2019.


Vocação não é só sobre ser padre ou religiosa

Vocação deve ser entendida em um sentido amplo. É um chamado de Deus e isso inclui o chamado à vida, à amizade com Ele, à santidade. E isso tem um grande valor porque coloca nossa vida diante de um Deus que nos ama e nos faz compreender que nada é fruto do acaso, mas, pelo contrário, tudo está inserido num caminho de resposta ao Senhor.

Qual a minha missão neste mundo?

Vocação é reconhecer o fim para que eu fui feito, o objetivo da minha passagem por esta terra, o plano do Senhor para minha vida. Preciso confiar em Deus, meu Criador. Preciso escutar sua voz para me deixar moldar e conduzir por Ele. Então serei o que devo ser e serei também fiel à minha realidade pessoal.

:: 3 atitudes vocacionais propostas pelo Papa Francisco

Vocação é serviço

Vocação é um chamado para o serviço missionário. O Senhor nos chama para participar de sua obra criadora, prestando nossa contribuição para o bem comum com base nas capacidades que recebemos. Nossa vida atinge a plenitude quando se transforma em oferta.

Discernir é descobrir o que Deus quer de mim

A vocação não consiste apenas nas atividades que terá de fazer, embora se manifeste nelas. É algo mais! É um percurso que exigirá muitos esforços e ações que vão te orientar na direção de um serviço. Por isso, no discernimento da vocação, é importante ver se a pessoa reconhece em si mesma as capacidades necessárias para aquele serviço específico.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...