Notícias

58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações vivido no testemunho de São José

Escrito por Thamara Gomes

22 ABR 2021 - 07H15

Thiago Leon

mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrado neste dia 25 de abril, Domingo do Bom Pastor, traz como título "São José: o sonho da vocação".

A mensagem recorda que o Pai adotivo de Jesus é uma "figura extraordinária e, ao mesmo tempo, tão próxima da condição humana de cada um de nós”, escreve o Papa, citando um trecho da introdução da Carta Apostólica Patris corde.

Em sua mensagem, o Papa Francisco sugere três palavras sobre a vida de São José que são fundamentais para a vocação de cada um. Veja quais são!

SONHO

Foi através dos sonhos que Deus inspirou São José e fez da sua existência um dom. Os Evangelhos falam de quatro sonhos (cf. Mt 1, 20; 2, 13.19.22), que introduziram José em aventuras que nunca teria imaginado. Apesar de serem chamados divinos, não eram fáceis de acolher. Depois de cada um dos sonhos, José teve de alterar os seus planos e entrar em jogo para executar os misteriosos projetos de Deus, sacrificando os próprios. Em todos estes desafios, revelou-se vitoriosa a coragem de seguir a vontade de Deus. Assim acontece na vocação: o chamado divino nos convida sempre a sair, a dar-se, a ir mais além. Não há fé sem risco. Só abandonando-se confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente SIM a Deus.

SERVIÇO

Uma segunda palavra marca o itinerário de São José e da vocação: serviço. Ele viveu em tudo para os outros e nunca para si mesmo. O Povo santo de Deus chama-lhe castíssimo esposo, desvendando assim a sua capacidade de amar sem nada reservar para si próprio. Gosto de pensar em São José, guardião de Jesus e da Igreja, como guardião das vocações, diz o Papa Francisco. Com efeito, da própria disponibilidade em servir, deriva o seu cuidado em guardar. "Levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe" (Mt 2, 14), refere o Evangelho, indicando a sua disponibilidade e dedicação à família. Este cuidado atento e solícito é o sinal de uma vocação realizada. É o testemunho duma vida tocada pelo amor de Deus.

:: 3 orações de São Afonso para você rezar a São José

Thiago Leon
Thiago Leon


FIDELIDADE

Há um terceiro aspecto que atravessa a vida de São José e a vocação cristã: a fidelidade. As primeiras palavras recebidas em sonho por São José foram o convite a não ter medo, porque Deus é fiel às suas promessas: "José, filho de David, não temas" (Mt 1, 20). José é o homem justo (Mt 1, 19) que, no trabalho silencioso de cada dia, persevera na adesão a Deus e aos seus desígnios. Num momento difícil, medita, pondera, não se deixa dominar pela pressa, não cede à tentação de tomar decisões precipitadas, nem age por instinto. Tudo repassa com paciência. Sabe que a existência se constrói apenas sobre uma contínua adesão às grandes opções. A vocação, como a vida, só amadurece através da fidelidade de cada dia. Esta fidelidade é o segredo da alegria.

Papa Francisco conclui:

Leia MaisA devoção de Santo Afonso a São JoséEsta é a alegria que desejo a vocês, irmãos e irmãs, que fizeram de Deus o sonho da vida, para servir aos irmãos e irmãs que lhe foram confiados, através de uma fidelidade que em si mesma já é testemunho, numa época marcada por escolhas passageiras e emoções que desaparecem sem gerar a alegria.

São José, guardião das vocações, nos acompanhe com coração de pai!

Leia a mensagem completa

Fonte: Vatican News

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...