Por André Somensari Em Notícias Atualizada em 11 JAN 2019 - 11H22

Seminário Santo Afonso sedia Convivência Vocacional para jovens

De 5 a 12 de janeiro, o Secretariado Vocacional Redentorista realizará, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), a Convivência Vocacional, que é um encontro para jovens que desejam entrar na Congregação Redentorista. Este é o último estágio antes do ingresso em uma casa de formação da Província de São Paulo.

Shutterstock
Shutterstock
Atividades propostas na Convivência favorecem a oração e o retiro pessoal.


Foram convidados para a Convivência jovens e adultos que concluíram o processo de discernimento vocacional em 2018 e estão motivados a seguir Jesus Cristo mais de perto, como missionários redentoristas, e a evangelizar os pobres. Após a Convivência, os candidatos são avaliados e, se considerados aptos, são convidados a continuar o discernimento residindo no seminário.

“É um fechamento de um ciclo. É um passo a mais para o vocacionado. O SIM dele e nossa acolhida são sua porta de entrada para o seminário e intensificam seu discernimento vocacional. É a representação de uma colheita, do trabalho vocacional de um período, um sinal de esperança, pois representa o futuro da Congregação”, afirma padre Lucas Emanuel, promotor vocacional.

:: Agenda de encontros vocacionais

Programação

Serão oito dias de partilha, integração e formação. A programação é variada, com o objetivo de simular uma rotina de seminário, estimulando a vivência comunitária e fraterna. Além das atividades que favorecem a oração e o retiro pessoal, os jovens participam também de dinâmicas em grupo coordenados por psicólogos, a fim de estimular o autoconhecimento e o trabalho em equipe.

Durante o período da Convivência, o vocacionado é convidado a refletir sobre sua missão no mundo, oportunidade para o jovem aprofundar seu discernimento vocacional e, com maior segurança, dar uma resposta positiva ao chamado de Deus.

“A expectativa é que dê tudo certo. É um grande momento de discernimento e de decisão. Um grande passo para a vida vocacional e pessoal. Sinto o chamado para ser padre por meio do carisma redentorista, da missão, do cuidado com os mais necessitados, e para viver em comunidade”, relata Rafael Lucas da Silva, 17 anos, um dos postulantes à Congregação.

:: Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos

Vocacionados

Devem participar do encontro 38 candidatos, que têm entre 14 e 47 anos. A maioria reside no estado de São Paulo; há alguns da região sul de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um do Espírito Santo.

Atualmente, a Pastoral Vocacional Redentorista oferece acompanhamento para crianças, jovens e adultos.

“Expectativa é grande para participar; estou com o coração aberto para colaborar e entregar minha vida a esse projeto. Achei a proposta das vocações adultas muito interessante, pois está resgatando muitos homens que já tinham passado da idade de ingressar no seminário, mas ainda tinham esse desejo no coração”, afirma Gilson Gaigher Junior, 41 anos, um dos participantes da Convivência.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...