Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Aparecida e Fátima: Santuários unidos pela mesma fé e devoção a Nossa Senhora

Aparecida e Fátima: Centenários de Bênçãos

O Santuário Nacional de Aparecida e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal estão vivenciando o triênio preparatório de seu grande jubileu. No Brasil, a Casa da Mãe Aparecida prepara o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul em outubro de 1717, enquanto o Santuário de Fátima continua a sua caminhada de sete anos rumo ao primeiro centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos em 1917. 

Dentro dessa programação festiva, o Santuário Nacional de Aparecida receberá do santuário português uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima que será entronizada em um monumento a ela dedicado no Santuário Nacional. A programação será realizada nos dias 17 e 18 de maio e contará com a presença do bispo de Leiria-Fátima, dom Antônio dos Santos Marto, do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, e ainda de vários artistas e cantores brasileiros. A iniciativa conta ainda com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.[Saiba mais] 

Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima em Portugal O reitor do Santuário de Fátima, em mensagem especial dirigida ao Santuário Nacional sublinhou a importância da celebração conjunta dos centenários. 

“Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”, frisou. 

Para o reitor, a comemoração marca “de forma visível a profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentenário”. 

Veja abaixo a íntegra da mensagem especial do reitor do Santuário de Fátima ao Santuário Nacional: 

PEREGRINAÇÃO INTERNACIONAL ANIVERSÁRIA DE MAIO DE 2014 

Aparecida e Fátima – Centenários de Bênçãos 

Em 2017, os Santuário marianos de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) estão em festa, celebrando o centenário das aparições de Nossa Senhora, no primeiro caso, e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba, no segundo.

Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião. Entre essas ações encontra-se a oferta da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, neste mês de maio.

A imagem será acompanhada por D. António Marto e uma delegação do Santuário de Fátima e será solenemente entronizada num espaço preparado para o efeito, onde ficará para a veneração dos fiéis. Mais tarde, em data que se anunciará, será a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida que será entronizada no Santuário de Fátima e que virá acompanhada pelo Cardeal D. Raymundo Damasceno. 

As datas da celebração litúrgica de ambos os Santuários são também significativas: o dia 13 de maio é dia festivo para os muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima por todo o Brasil; e o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é dia de grande peregrinação em Fátima. Assim, no ano jubilar de 2017, D. Raymundo Damasceno virá presidir a uma grande celebração, em Fátima, e D. António Marto irá, em outubro, presidir a uma grande celebração em Aparecida. 

São pequenos gestos, mas de grande significado. Desta forma, ficam assinalados ambos os jubileus e exprime-se de forma visível a profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentenário. 

Que Nossa Senhora, de Fátima e Aparecida, acompanhe com a sua proteção materna os peregrinos e devotos de ambos os Santuários! 

Padre Carlos Cabecinhas 
Reitor do Santuário de Fátima 

 

 Logo do Jubileu de 300 anos de bênçãos do Santuário Nacional de Aparecida (314x)                    Logo Centenário das Aparições em Fátima

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...