Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Colaboradores e voluntários: força que realiza a Festa da Padroeira

Foto de: A12

Equipe de limpeza do Santuário Nacional

"Sem estas pessoas, a novena se tornaria vazia e triste, ou talvez não aconteceria"
                                                                                                                                  (Pe. Valdivino Guimarães)

 

Realizar a Novena e Festa da Padroeira é um grande desafio para o Santuário Nacional, mobilizando os 1.700 colaboradores e mais de 800 voluntários em torno das homenagens prestadas a Nossa Senhora Aparecida. Para quem trabalha na Casa da Mãe, o orgulho por contribuir aumenta ainda mais a fé na Virgem Maria.

Ana Alice Matiello, da equipe de pastoral, vai atuar pela primeira vez no dia 12 de outubro no Santuário Nacional e espera ansiosa pelo domingo: “Sou muito devota e estou feliz de poder participar da Festa. Tudo que a gente faz, entregamos pra ela e é isso que nos motiva!”.

A Basílica de Aparecida acolhe milhares de devotos entre os dias 3 e 12 de outubro, período em que as homenagens à Padroeira se intensificam e exigem dedicação de todos os setores, em especial a secretaria de pastoral, coreografia, decoração, marcenaria, veículos de comunicação, entre outros.

“Sem estas pessoas, a novena se tornaria vazia e triste, ou talvez não aconteceria. A faxineira tem tanta importância para nós quanto o senhor bispo que vem presidir uma noite da novena, porque ela tem o papel fundamental de preparar o Santuário para acolher o povo de Deus”, enfatiza padre Valdivino Guimarães, prefeito de igreja.

No setor de limpeza interna, a chamada varredura começou em setembro, pelas mãos de 104 funcionários. Neste sábado (11), o trabalho deve encerrar às 22h00 para recomeçar na madrugada de domingo às 5h00, sem desânimo.

Foto de: A12

Ana Alice Matiello - Secretaria de Pastoral

Ana Alice Matiello (em pé, à direita)

“Ao meio dia, terminando o show de fogos, entra todo mundo na Basílica pra fazer um mutirão de limpeza. Quando acaba, eles perguntam se querem que fique até mais tarde, todos ficam numa felicidade que olhando no rosto dá pra ver; é um dia muito especial para todos nós”, explica Sueli Rodrigues dos Santos, supervisora de serviços gerais.

Outro setor que se mantém alerta é o de segurança patrimonial, que conta com 151 vigilantes. “Nosso número de ocorrências policiais é quase zero, mas é claro que onde tem muita aglomeração pode acontecer de tudo, porém contamos com o apoio da Polícia Militar dentro da Basílica, nos pátios e também no Centro de Apoio ao Romeiro. Prevemos isso e combatemos muito bem qualquer ato fora do comum”, garante José Guedes Filho, gerente de segurança patrimonial.

O que poucos sabem é que os preparativos começam muito antes, com um ano de antecedência, quase sempre após o término dos festejos do dia 12 de outubro. É o caso do departamento de Assessoria de Imprensa, que se desdobra para atender mais de 500 profissionais credenciados, entre brasileiros e estrangeiros, de acordo com Flávia Gabriela, gerente de comunicação institucional:

“É sempre muito gratificante. As experiências são enriquecidas pelas trocas com outros colegas, com o reencontro, tendo em vista que muitos só visitam a Basílica neste período. Outro fator e talvez um dos mais significativos, é vivenciar as experiências de fé neste dia, o que nos dá forças e aprendizado para os desafios cotidianos”.

Para agradecer e oferecer a oportunidade de os colaboradores também se fazerem devotos, o Santuário os convida a participar das coreografias diárias, entradas de flores e alimentos. Além disso, no Dia da Padroeira haverá uma missa em ação de graças pelos trabalhos realizados, às 19h00.

“Diante da correria do dia a dia, talvez não tenhamos tempo de passar diante de Nossa Senhora e fazer nossa oração. Se não tivermos cuidado, a gente não para para agradecer a Deus pelos frutos colhidos durante a Novena e Festa. (...) Faremos uma bonita coroação de Nossa Senhora e vamos render graças a Deus pela Novena e Festa da Mãe Rainha e Padroeira do Brasil”, convida o prefeito de igreja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...