Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 12 MAI 2020 - 15H46

Coroação revive encontro da Imagem de Aparecida e emociona devotos

O Santuário Nacional de Aparecida iniciou nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a Novena Jubilar em honra de Nossa Senhora Aparecida com a realização da Cerimônia de Coroação. A exemplo de grandes e pequenas igrejas em todo o país, a imagem da Mãe Aparecida será coroada todo dia 12 de cada mês, para celebrar os 300 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba, em 1717.

Coroação de Nossa Senhora Aparecida (Gustavo Cabral)

A celebração ocorreu no Altar Central, às 10h, presidida pelo reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., e concelebrada por Missionários Redentoristas e outros padres.

“Hoje nós queremos repetir aquela experiência espiritual dos três pescadores. É um momento de oração àquela que o Brasil venera e confia”, disse o reitor durante a reflexão.

Padre João Batista mencionou ainda que este encontro mensal é uma oportunidade a mais para externar o carinho à Mãe de Jesus e também de unir uma nação. “Queremos unir o Brasil, queremos que todo o país esteja em oração nesse momento”, frisou.

Embalados pelos cantos e danças, os fiéis participaram da primeira coroação da Mãe Aparecida cheios de emoção.

Entre os romeiros presentes na cerimônia estava Dona Maria de Lourdes Nogueira, de São Paulo (SP). Ela nos contou que perdeu o filho de 39 anos a alguns meses e disse que somente a fé em Jesus e Nossa Senhora têm a sustentado nesse momento de dor e perda. Para ela, participar dessa primeira coroação foi de certa forma “um milagre”; um momento para renovar a sua fé e ganhar forças para educar os quatro netos órfãos.

Foto: A12
Maria de Lourdes de São Paulo que participou da Coroação nesta quinta-feira, 12 de janeiro.

“É muita emoção! Embora eu tenha perdido meu filho em agosto eu senti uma emoção muito grande e a presença de Jesus e de Maria muito presente sobre mim e sobre todos nós nesse momento. Eu tinha muito anseio para participar da Coroação, e hoje graças a Deus consegui essa bênção e esse milagre na minha vida. É o que tem me dado força para poder viver. O Jesus que eu comungo todos os dias é o que me sustenta e também os meus netos que o meu filho deixou”, contou a devota.

No ponto alto da celebração, uma coreografia embalada pela música ‘Perfeito é quem te criou’ trouxe personagens da época do encontro da Imagem da Conceição Aparecida: os pescadores Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia e Silvana da Rocha, e muitos outros que a história não registrou seus nomes, mas fizeram parte do início dessa devoção. Também participaram desse ato algumas crianças vestidas de anjos. Num gesto simbólico, um dos pescadores colocou o manto na Imagem e uma das crianças coroou a Padroeira do Brasil.

Foto: A12
Anna Beatriz coroou a Imagem de Aparecida no primeiro dia da Novena Jubilar.
Anna Beatriz: a pequena devota que coroou a Imagem de Aparecida 


“No início eu fiquei muito nervosa e minha mãe falou que era para eu não ficar ansiosa senão iria fazer errado. Então eu fiquei calma e consegui coroar, e fiquei muito alegre por isso”, disse a pequena devota,
Anna Beatriz Garcia de Oliveira, 9 anos, ao lembrar o momento em que coroou a Imagem. Filha de colaboradores do Santuário, Beatriz confessa que aprendeu a pedir à Mãe Aparecida pelos que mais sofrem. “Eu peço sempre para ela abençoar as pessoas que estão doentes”, contou.

Cada devoto presente no Santuário recebeu um cartão com a Imagem de Nossa Senhora e a coroa adesiva e foram convidados a imitar esse singelo gesto da Coroação de forma pessoal, durante a cerimônia.

Também os colaboradores da Família Campanha dos Devotos puderam acompanhar a Coroação pelo Guia Oracional da Revista de Aparecida e coroar Nossa Senhora de suas casas, de forma simbólica e participativa para celebrar o Jubileu dos 300 anos.

Terra dos estados

Fragmentos de terra de três estados brasileiros foram depositados na Coroa Jubilar, que estava reservada no Altar Central. Com uma oração, o presidente da celebração rogou a proteção de Maria a todos os que moram nesses estados.

“Ave Cheia de graça, plena do seu Senhor e inundada de seu Espírito, a ti oferecemos uma coroa, com a terra de três estados do nosso imenso Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Cubra com o seu manto, os povos que habitam nestes estados, intercedendo ao Pai, para que tenham um coração capaz de amar, uma vida saudável para evangelizar e humildade para aprender de Ti aquilo que devem anunciar”, rezou.

A terra dos estados foi depositada na Coroa Jubilar pelo ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antonio. Para ele, a coroação sendo um gesto tão significativo da cultura religiosa do povo brasileiro não poderia faltar na celebração jubilar.

:: Nossa Senhora Aparecida será presenteada com coroa Jubilar

“Assim como a gente espera coisas boas quando chegam as coisas boas nós temos que festejar. Então esse é um ano de grande celebração. O Santuário vai oportunizar essa celebração todos os meses; a coroação que é tão comum em todo o Brasil desde as capelas mais escondidas no interior até as grandes catedrais. Por isso, esse gesto tão brasileiro não poderia passar despercebido da grande celebração dos 300 anos aqui no Santuário”, destacou o ecônomo.

Por fim, os devotos cantaram pedindo a bênção de Nossa Senhora Aparecida e receberam uma bênção especial.

“Todo o Brasil é convidado e convocado a iniciar um ano de oração profunda especialmente nesse dia 12 que a gente lembra a Rainha e Padroeira do Brasil”, exortou padre Daniel.

Veja fotos da celebração: 

14 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...