Na manhã deste domingo (8), na 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, o dia começou com a Missa de Envio, celebrada às 8h no Altar Central do Santuário Nacional. A celebração eucarística foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e contou com a acolhida do missionário redentorista Padre Camilo Júnior, C.Ss.R.
Na procissão de entrada, os fiéis acolheram a imagem da Mãe Aparecida ao som do Hino do Terço dos Homens:
"Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário, Mãe Admirável, Mãe do Santuário.
O mundo sem fé na dor se consome, ajuda esse mundo com o Terço dos Homens [...]"
Em sua homilia, Dom Orlando refletiu sobre ser “sal da terra e luz do mundo”, uma missão confiada por Jesus aos seus discípulos e a cada um de nós. Logo no início, ao dirigir-se aos romeiros do Terço dos Homens, destacou:
“E vós, queridos irmãos e irmãs, homens do Rosário, vistes ao Santuário, voltai missionários. Isso mesmo é o que Jesus nos ordena hoje.”
Ao citar o Evangelho do dia (Mt 5,13-16), explicou que esse chamado não é opcional, mas um direcionamento claro para as nossas vidas, como cristãos:
“Jesus terminou de proclamar as bem-aventuranças. E quando terminou, Ele disse assim: 'vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo'. Ele não convidou, deu uma ordem, um mandamento, uma orientação. Se nós então vivermos as bem-aventuranças, é claro que vamos ser o sal da terra e a luz do mundo.”
1/10










O arcebispo relacionou essa missão à prática concreta da caridade, ao recordar o ensinamento bíblico sobre a partilha e a atenção aos mais necessitados. Nesse contexto, apontou a fome e o desperdício de alimentos como desafios atuais:
“Na primeira leitura, o que é a luz e o é o sal? Repartir o pão com quem tem fome. E milhares e milhares de pessoas passam fome hoje nesse mundo do desperdício de alimentos.”
Ao tratar da espiritualidade do Terço dos Homens, Dom Orlando ressaltou a centralidade da Sagrada Escritura na vida de fé e na própria oração do rosário, incentivando os fiéis a se deixarem iluminar pela Palavra de Deus.
Em outro momento, fez um alerta sobre as “luzes” que podem confundir o cristão no mundo atual, diferenciando a luz do Evangelho de valores superficiais:
“O mundo tem a luz da vaidade... Tem a luz da arrogância, tem a luz do holofote, tem a luz do ego. Tem a luz das aparências. Nós, irmãos e irmãs, com a graça da oração do terço, ou de qualquer oração, e a leitura da Palavra, vamos ser, e já o somos, a luz do bem, a luz da verdade, a luz da justiça, a luz do amor, e a luz tão necessária da paz.”
Ao final da celebração, Dom Orlando conduziu a prece de envio, que reforçou o sentido missionário da Romaria e o chamado para que os Homens do Terço levem a vivência destes dias e do Evangelho para suas comunidades.
add Acompanhe em a12.com/terçodoshomens toda a cobertura da 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens
Por que os homens rezam o terço?
Santuário Nacional recebeu 100 mil Homens na 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, reunindo fé, esperança e testemunhos de homens de todo o Brasil.
Com Maria, Homens do Terço rezam pelas famílias no Santuário
Devoção e testemunhos marcam a oração do Terço Solene na 18ª Romaria do Terço dos Homens. Confira como foi este momento que reuniu milhares de fieis do Brasil.
Encontro de Diretores Espirituais fortalece a unidade e a missão
O objetivo central foi promover uma maior consonância entre os grupos e as romarias, garantindo que a espiritualidade do Terço esteja sempre em sintonia com as orientações da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.