Por Victor Hugo Barros Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2019 - 11H56

Homenagem a Nossa Senhora Aparecida tem samba definido

Na última sexta-feira (19), a Escola de Samba Unidos de Vila Maria escolheu e apresentou o hino que vai embalar o seu desfile em 2017, quando homenageará a Padroeira do Brasil.

:: Carnaval e fé: Vila Maria apresenta sinopse do enredo do carnaval 2017

Após uma fase de seletivas, 5 das mais de 20 composições chegaram a final do processo. Para a escolha, a Escola contou com a participação de associados, sambistas, representantes das agremiações coirmãs e de uma comitiva do Santuário Nacional.

Samba enredo Escola Vila Maria

Foto: Victor Hugo

 

A noite apresentava o favoritismo de 2 sambas. Um era parceria de Leandro Rato, Zé Paulo Sierra, Almir Mendonça, Vinicius Ferreira, Zé Boy e Silas Augusto, e o outro uma composição de Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Anderson Magrão, Jonas Mizael, Léo Rocha e Marcelo Casa Nossa. A ordem das apresentações foi definida por sorteio no começo da escolha.

Recheado de surpresas, o evento também marcou a despedida do enredo de 2016, que homenageou a cidade paulista de Ilhabela. Representando a transição de tema, uma imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada em procissão pelo presidente da escola e pela ala das baianas. Enquanto isso, no palco, uma evolução alusiva à pesca milagrosa homenageava Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, os três pescadores que encontraram em 1717 a Imagem da Padroeira do Brasil.

E assim, com as bênçãos da Virgem Aparecida, a cadência da bateria da "Vila Mais Famosa" exibiu a sua fúria ao longo de toda a noite. A cada apresentação, o público vibrava e mostrava sua preferência pelas composições, como uma verdadeira torcida organizada.

Não demorou muito para bandeirões com a Imagem de Nossa Senhora, procissões e alegorias representando o Santuário Nacional encherem o espaço. Por um instante, a sede social da Vila que leva o nome da Mãe de Jesus, se tornou a Capital Mariana do Brasil.

A tão esperada decisão veio já no começo da manhã do sábado (20). Em meio a torcida efusiva, a parceria encabeçada por Zé Paulo Sierra foi anunciada como trilha sonora oficial do enredo "Aparecida - A Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro". Lágrimas de alegria e tristeza se confundiram enquanto o tema oficial da agremiação era executado.

Padre Daniel, administrador-ecônomo do Santuário Nacional, demonstrou satisfação com as composições finalistas e destacou a essência da vencedora. “Percebemos o zelo com a história de Nossa Senhora Aparecida daqueles que construíram as letras. Qualquer uma dos cinco finalistas nos traria grande alegria, mas este, o escolhido, mostra a proximidade do povo com essa Imagem símbolo do Brasil, expressa o povo brasileiro unido em torno dela”, comentou o missionário redentorista.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...