Por Redação A12 Em Notícias

Missa do Crisma revive dia a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial

Catedrais do país celebraram nesta Quinta-feira Santa a Missa do Crisma. No Santuário Nacional de Aparecida, os presbíteros renovaram as promessas feitas no dia de sua ordenação, e Dom Orlando Brandes consagrou e abençoou os óleos que serão usados em cerimônias sacramentais por todas as paróquias da Arquidiocese de Aparecida.

No Altar Central, Dom Orlando Brandes abençoou os óleos dos doentes e dos catecúmenos e consagrou o óleo do Crisma.

Missa do Crisma no Santuário Nacional – Foto: Matheus Marcon
Foto: Matheus Marcon

:: Você sabe o que é a Missa dos Santos Óleos?

:: Programação da Semana Santa no Santuário Nacional

Milhares de devotos participaram da celebração, também chamada Missa dos Santos Óleos ou Missa da unidade, e presenciaram a bênção dos óleos que serão usados durante o ano em cerimônias sacramentais na Arquidiocese: Unção dos enfermos, Batismo e Crisma.

Em sua homilia, Dom Orlando Brande afirmou que a Semana Santa é um transbordamento do amor de Deus, manifestando carinho e proteção. "De fato, na Quinta-feira Santa a Igreja recebe das mãos do amor trinitário o sacramento do batismo, viva vocês, leigos e leigas batizados. Esta santa missa é vossa. Antes de tudo está o batismo, a nossa filiação divina e vocês leigos e leigas, pelo batismo são sacerdotes, profetas, pastores. Portanto, somos a Igreja, corpo vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo".

"O segundo presente é o sacramento do crisma  nos tornando adultos, cheios do Espírito Santo. Nossa Igreja vive graças ao Espírito Santo, que é alma graças ela mesma. Todos nós crismados vamos dar este testemunho de maturidade cristã, de maturidade do amor", continuou o arcebispo.

"E hoje, queridos enfermos, vocês nunca são esquecidos. Hoje é bento o óleo dos enfermos. É o amor materno de Deus curando nossas feridas, nos dando remédio, nos trazendo a ressurreição a partir de nossas próprias chagas, nas suas chagas somos curados. Eis aí a maravilha do amor de Deus manifestada neste sacramento tão especial".

:: Reveja a homilia completa do Dom Orlando Brandes

Confissões no Santuário Nacional

A Semana Santa é tempo propício para reflexão. Por isso, muitos fiéis procuram o Sacramento da Confissão. A Capela das Confissões fica localizada no subsolo do Santuário Nacional.

Nesta Quinta-feira Santa (13) o atendimento das confissões funciona das 13h40 às 17h e na Sexta-feira Santa das 7h às 13hConfira todos os horários de confissões no Santuário.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...