Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Monumento da Padroeira representará "pedaço do Brasil no Vaticano", diz cardeal

Um "pedaço" do Brasil no centro do catolicismo no mundo. Assim pode-se definir o monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida que será inaugurado no dia 03 de setembro nos Jardins do Vaticano. 

Dom Damasceno durante coletiva de apresentação do Monumento do TricentenárioPara apresentar essa obra de arte, o cardeal arcebispo de Aparecida dom Raymundo Damasceno, concedeu coletiva na manhã desta sexta-feira (26), no Seminário Bom Jesus, sede da arquidiocese. Diante de inúmeros jornalistas e veículos da região, Dom Raymundo detalhou as características da obra e celebrou a instalação da réplica da Imagem da Padroeira do Brasil em um lugar tão importante para a Igreja Católica. 

"A iniciativa da construção desse monumento nos Jardins do Vaticano começou há alguns anos atrás quando conversei com o Papa Francisco pedindo autorização para a instalação de uma recordação da imagem de Nossa Senhora Aparecida tendo em vista que estamos para celebrar os 300 anos do encontro da imagem. Na época, o Papa francisco se mostrou feliz com essa inicativa e a aprovou", lembrou o cardeal. 

Visitado por milhões de peregrinos a cada ano, os jardins representam um terço dos 44 hectares do Estado do Vaticano. Lugar de rara beleza possui cerca de 300 raras espécies vegetais e 6.500 variedades de plantas de todos os continentes, além de inúmeras obras de arte, grutas, templos e imagens religiosas.

Por muitos anos, os jardins foram um oásis secreto no centro de Roma, onde os Papas poderiam descansar e rezar. Hoje, aberto ao público com restrições, os jardins continuam sendo o refúgio dos Papas, especialmente de Bento XVI que o visita quase que diariamente para rezar. 

O lugar escolhido para o "Monumento do Tricentenário", como também está sendo chamada a obra de arte por fazer parte da celebração dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba, fica bem próximo da Gruta de

Leia MaisMonumento no Vaticano homenageia Nossa Senhora Aparecida

Lourdes, onde o Papa Emérito Bento XVI costuma visitar.

Com quase duas toneladas e pouco mais de quatro metros de altura, a obra assinada pelo artista plástico Cláudio Pastro e produzida por uma empresa italiana apresenta em traços simples porém marcantes a história da Padroeira do Brasil. A imagem da Padroeira que fica no alto do monumento é feita de bronze, na tonalidade dourada, e pesa 8 quilos.

"Será um pedacinho do Brasil no coração do Vaticano, no coração da Cidade Eterna", celebrou Dom Raymundo. "Esse monumento, como eu disse, será uma presença do Brasil, será uma presença muito especial da Padroeira e Rainha do Brasil; uma réplica da imagem em um lugar tão distinto e muito visitado no Vaticano". 

Foto de: Santuário Nacional. 

monumento de nossa senhora vaticano

Ilustração da obra. 

A obra é constituída de uma canoa na base, com a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete à abundância de peixes e fazem referência ao momento da pesca da Imagem. 

Outras duas obras idênticas à do Vaticano serão inauguradas no Brasil. Uma no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira e outra em Brasília, em maio de 2017. Esta obra ficará na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil mas, embora concebida pelo mesmo artista, trará uma nova composição e tamanho.

Inauguração do monumento 

Para a inauguração do monumento no próximo dia 03 de setembro, dom Raymundo informou sobre a presença de 188 peregrinos do Brasil, que estarão na ocasião iniciando uma viagem turística na Itália e irão participar especialmente da bênção do monumento. Também marcam presença nesse momento, representantes da diplomacia do governo brasileiro e da empresa italiana que confeccionou o monumento, além de membros de órgãos administrativos da Cidade do Vaticano, religiosos e outros convidados. 

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...