Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Pastoral da Saúde celebra Dia do Enfermo em romaria ao Santuário Nacional

Neste sábado, dia 11 de fevereiro, a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos. Nesse dia, o Santuário de Aparecida acolhe duas peregrinações motivadas por essas celebrações: a 7ª Romaria Nacional da Pastoral da Saúde e a 12ª Romaria do Regional Sul 1.

4ª Romaria Nacional da Pastoral da Saúde (credito Thiago Leon)

Unidos à celebração do Jubileu Tricentenário os eventos têm como tema: “300 anos de Aparecida e a Pastoral da Saúde no Brasil” e o lema “Maria, mãe da vida, da saúde e da criação”. A atividade terá início com a missa às 9h, no Altar Central seguida por encontro no auditório Noé Sotillo, no subsolo da Basílica. A Eucaristia será presidida pelo bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e concelebrada pelo bispo de Presidente Prudente (SP), dom Benedito Gonçalves dos Santos, responsável pela Pastoral no regional Sul 1 da CNBB.

Segundo o vice-coordenador do Regional Sul 1, José Gimenez, a caminhada dos agentes é determinada pela fé e pela reflexão de temas importantes.

Foto de: reprodução. 

José Gimenez

José Gimenez:
"A Pastoral da Saúde se motiva a ir
em romaria para ‘orar com os pés’". 

“A Pastoral da Saúde se motiva a ir em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida para ‘orar com os pés’, isto é, manifestar a fé católica de seus agentes que caminham, rezam, pedem e agradecem ao Senhor, pela intercessão incessante da Mãe Aparecida. Além disso, reunir-se sempre esteve no cotidiano de Nosso Senhor; então nos reunimos em volta do altar, vindos de todos os cantos do Brasil e de São Paulo, para que, juntos, façamos memória ao seu Sacrifício. Nesse ano, em especial, cujo nosso lema é 'Maria, Mãe da Vida, da Saúde e da Criação', desejamos também aproveitar o encontro para aprofundar ainda mais esses títulos marianos, e refletir sobre nosso papel, quanto filhos, na salvaguarda da criação e como promotores de Saúde e de Vida”, destaca.

Previdência Social na pauta da romaria

Durante o encontro os agentes irão discutir também um tema que tem causado reflexão em vários setores da sociedade, o da reforma da Previdência Social.

“O nosso evento secundário promoverá algumas falas que discutirão a importância da Previdência Social. Isto porque, como dissemos, é dever nosso, como filhos e filhas do Deus da Vida, promovê-la e defendê-la, não somente na dimensão solidária, mas também nas dimensões comunitárias e político-institucionais. O palestrante, professor e mestre Diego Ferreira Ramos Machado, buscará abordar o tema trazendo um pouco de clareza sobre os acontecimentos e decisões governamentais que afetam a vida dos cidadãos, dando subsídio para que cada agente possa, ao regressar para casa, tendo se alimentado da Palavra e da Eucaristia, também tenha se alimentado de conhecimentos que possam ajudar a promover e defender a Vida em sua região de origem", pontua Gimenez. 

A data, instituída em 1992, por São João Paulo II, é celebrada anualmente em comunidades, paróquias, dioceses e conferências episcopais de todo o mundo. A finalidade da comemoração é dar visibilidade especial à condição dos doentes e a quem cuida deles. Ao mesmo tempo, convida familiares, profissionais de saúde e agentes de pastoral a dar graças pela vocação de acompanhar os irmãos doentes. Todos os anos o papa envia uma mensagem de fé e esperança aos doentes e aos profissionais e voluntários que trabalham na área da saúde.

Esta data, como também as mensagens que o Papa envia na ocasião, estão comemorando 25 anos de sua instituição.

:: Leia a Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Doentes 2017

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...