Por Santuário Nacional Em Santuário Nacional Atualizada em 04 FEV 2019 - 16H11

Encontro em Goiás reunirá reitores de Santuários de todo o Brasil

Reitores e agentes de pastoral dos Santuários do Brasil são convidados a participar do 23º Encontro Nacional de Santuários do Brasil, que vai acontecer entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em Goiás.




A frase ‘A missão do Santuário é celebrar com o povo de Deus’ constitui o tema central dos estudos. A programação conta com palestras, apresentação das atividades pastorais de cada Santuário, mesa redonda e votação para a escolha da sede do próximo encontro, em 2020.

De acordo com o padre João Batista, reitor do Santuário de Aparecida e presidente do Conselho de Reitores dos Santuários do Brasil, o eixo central do evento é a liturgia. “Essa reflexão tem o objetivo de ajudar os reitores a melhorarem a qualidade das celebrações nos seus santuários, envolvendo os fiéis e também estando em sintonia com a Igreja.”

Padre João explica que, no Santuário, a comunidade participante não é continuada. Por isso, cada celebração precisa ser preparada de uma forma diferente. “Os santuários têm uma vida diferenciada de outras igrejas. Geralmente, são locais de peregrinação e ali as atividades são mais voltadas para a catequese e para a celebração. Já em uma matriz de Paróquia ou nas capelas das comunidades, além da catequese e da celebração, tem também a organização da vida em comunidade.”

O encontro também tem a proposta de vivenciar a temática da Missão, sob a motivação do apelo do Papa Francisco para toda a Igreja, com a realização de um Mês Missionário Extraordinário, aproveitando que, nos Santuários, as pessoas fazem uma experiência profunda de fé e voltam às suas casas revigoradas para a missão. “A intenção é ser canal para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja e ajudar a impulsionar os devotos na ação missionária em suas paróquias e comunidades.”

A organização está sob a responsabilidade dos reitores do Santuário de Aparecida e do Santuário do Divino Pai Eterno.  A maior parte da programação será realizada no Hotel Liguori. Para esse ano de 2019, já está encerrada a inscrição para o Encontro Nacional de Reitores.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.