Por Victor Hugo Barros Em Releases

Com novidades na programação, Romaria atrai jovens com música e reflexão sobre a vida

Encontro acontece no próximo sábado e reúne juventude católica do Brasil em Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon
Romaria reúne jovens na Basílica de Aparecida


Diversas expressões juvenis da Igreja Católica se reúnem no Santuário de Aparecida (SP) no próximo sábado (27) na Romaria Nacional da Juventude. Com momentos de oração, reflexão e diversão, o encontro dos jovens católicos reflete, neste ano, o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”.

Organizada pelos Jovens de Maria, pastoral jovem do Santuário Nacional, em parceria com a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB (CEPJ), a Romaria já é tradicional no maior templo mariano do mundo. A atividade, surgida na década de 90, foi reformulada em 2015 e assumiu um formato mais leve e arrojado.

“A cada ano temos uma temática ligada à Maria ou a um tema em destaque para a Igreja no momento. A romaria tem também uma identidade de formação de lideranças, catequese, testemunhos, missa, conferência, caminhada e um evento à noite com música”, explica o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, sdb.

Neste ano, a programação também ganhou novo formato, se iniciando às 13h30 com a acolhida dos jovens no interior da Basílica. Ainda durante a tarde acontece a catequese, adoração ao Santíssimo Sacramento e a tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Depois de uma pausa, as atividades seguem no período da noite, às 18h, quando acontece a missa solene no Altar Central da Basílica. Às 19h, uma procissão percorre o pátio do Santuário com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será levada pelos jovens.

Outra atração que ganhou nova roupagem nesta edição foi o show, que neste ano ganha um clima mais leve e intimista, acontecendo em formato de Luau. Tendo como plano de fundo o maior templo mariano do mundo, a atividade acontece no estacionamento intermediário, localizado atrás do Morro do Presépio, encerrando a Romaria.

A música fica por conta do cantor Danilo Casemiro, que promete levar ao palco vários estilos musicais, para agradar todas as expressões juvenis reunidas na peregrinação. “Acho que esse Luau vai ser muito importante, porque é um sonho estar na Casa da Mãe. Vai ser muito top fazer esse momento”, conta o músico.

Ainda durante a Romaria, grupos de jovens paroquiais de todo o país participam de um encontro pensado para eles. Chamado de #Conecta, o momento vai apresentar o Regimento para os Grupos de Jovens Paroquiais do Brasil. O documento dispõe normas e procedimentos para estas expressões juvenis seguirem nos seus projetos de evangelização. Também durante o encontro, que acontece no Auditório Padre Noé Sotillo, serão indicados pelos participantes dois jovens para representar os Grupos de Jovens Paroquiais na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil.

A participação na Romaria é gratuita, mas os grupos paroquiais são convidados a realizarem sua inscrição por meio do site jovensconectados.org.br. Os cadastros podem ser feitos por um representante do grupo de romeiros informando os seus dados pessoais, quantidade de peregrinos, meio de transporte que será usado, entre outros itens.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.