Por Matheus Andrade Em Releases Atualizada em 11 JUN 2018 - 14H39

Combate ao Trabalho Infantil terá destaque no Santuário Nacional

Combate ao Trabalho Infantil terá destaque no Santuário Nacional


Thiago Leon
Thiago Leon
Crianças participam de conscientização na Basílica durante Novena em 2017

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado anualmente no dia 12 de junho, será lembrado no Santuário Nacional nesta terça-feira (12), durante a Missa das 18h, realizada na Basílica Velha.

Representantes do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho estarão presentes e, ao término da celebração, farão a leitura de uma Carta Compromisso pela Eliminação do Trabalho Infantil. A conscientização sobre o tema faz parte de uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre os malefícios para a formação de crianças que trabalham.

Esta é a primeira vez que a data é recordada nas atividades do Santuário Nacional, entretanto outras atividades, com o mesmo fim de conscientização, já são realizadas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida há alguns anos.

A parceria entre o Santuário Nacional e as instituições públicas zeladoras da legislação que combate o trabalho infantil tiveram início em 2016. Naquele ano foi realizada a Semana da Criança, baseada na data de 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. Na ocasião várias ações de conscientização mobilizaram os milhares de fiéis que visitaram Aparecida. A realização do evento, desde então, coincide sempre com o período da Novena e Festa e da Padroeira do Brasil, também celebrada em 12 de outubro.

As ações da Semana da Criança, assim como as do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, são promovidas conjuntamente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, pelo Ministério Público do Trabalho em Campinas, e pelo Santuário Nacional de Aparecida como parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, coordenado nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Números que impressionam – Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil, cerca de 11% da totalidade da população infantil e mais da metade (85 milhões) está envolvida com trabalhos perigosos. No Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária encontra-se em situação de trabalho irregular, exercendo atividades proibidas pela lei.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.