Releases

Congresso Mariológico estuda relação entre Maria e a Eucaristia

Ciclo de estudos, realizado pela Academia Marial de Aparecida e Faculdade Dehoniana de Taubaté, terá modalidade de participação virtual

Escrito por Victor Hugo Barros

06 ABR 2021 - 12H17 (Atualizada em 08 ABR 2021 - 09H38)

Thiago Leon

Acontecendo pela primeira vez de forma virtual, o 14º Congresso Mariológico de Aparecida será realizado de 18 a 21 de maio. O tradicional encontro, que reúne teólogos e estudiosos da figura da Mãe de Jesus, reflete o tema “Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”.

As inscrições para a participação no evento, realizado pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, podem ser feitas até o dia 10 de maio em a12.com/congressomariologico.

Inicialmente marcada para acontecer em 2020, a edição de número 14 do Congresso Mariológico foi adiada para este ano. A medida foi tomada diante da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

“Acreditávamos que a situação estaria melhor agora e que seria possível fazer o Congresso presencial, como aconteceu nos outros anos. Como o cenário de pandemia ainda persiste, vamos realizar também neste formato virtual, possibilitando a participação de um número maior de pessoas”, destaca o diretor da Academia Marial de Aparecida, padre José Ulysses da Silva.

Neste ano, os estudos giram em torno da Eucaristia e do Magnificat. De acordo com a Bíblia e a Tradição Católica, este cântico foi entoado por Maria quando estava grávida de Jesus. A temática se relaciona ainda com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para acontecer em novembro de 2022 na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

“Nossa Senhora é a mulher eucarística por excelência. Ela fez de seu Magnificat uma prece eucarística, tal a beleza destas palavras. Naquele momento ela era tal qual um altar, já que ela levava em seu ventre divino o próprio Jesus”, esclarece padre Ulysses.

A programação foi dividida em três eixos temáticos que serão estudados ao longo dos quatro dias de evento. No dia 18, acontece a abertura com a participação do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandesdia 19, será abordada a exegese e mensagem bíblica do Magnificat. No dia 20, Maria será apresentada como “mulher eucarística”. No último dia do encontro, 21 de maio, as conferências serão centradas na Eucaristia e no Magnificat.

“Convidamos todos os que puderem participar para que se inscrevam. Será um bonito Congresso Mariológico e quem participar sairá ainda mais enriquecido com estes estudos, afirma o sacerdote.

As inscrições podem ser feitas no a12.com/congressomariologico até o dia 10 de maio. As vagas são limitadas.

Por Victor Hugo Barros, em Releases