Nesse domingo (24) a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, solenidade que marca o início da Semana Santa e relembra a chegada de Jesus em Jerusalém, aclamado como Rei dos Judeus. O Santuário Nacional de Aparecida disponibiliza um itinerário especial para essa ocasião, ao todo sete celebrações eucarísticas são rezadas na Basílica.
O primeiro horário de missa é às 5h30, em seguida ocorre a Missa Solene às 8h da manhã, após essa celebração os devotos são convidados a participar da tradicional Procissão de Ramos. Outras opções são as celebrações eucarísticas das 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Após todas as missas é realizada a benção dos ramos.
Tradição
Segundo o Evangelho de Mateus, no capítulo 21, dos versículos 1 ao 11, Jesus entrou em Jerusalém de forma triunfal. As pessoas estendiam mantos para que Ele passasse nas ruas e também cortavam ramos das árvores para demarcar o caminho, para acenar e atrair a atenção do “Filho de Davi”, aos gritos de “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor”. Por este motivo os ramos são usados até os dias atuais, para relembrar esta chegada e reafirmar que Jesus é o rei da vida dos católicos.
“Este tempo da Semana Santa nos favorece para uma renovação da nossa caminhada com Jesus”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Padre Diego Antônio da Silva.
Liturgia
Nesta solenidade do Domingo de Ramos também se recorda o julgamento, condenação e morte do Senhor, sendo este o único domingo do ano que é lido o trecho do Evangelho em que se narra a paixão de Cristo. A leitura é feita para demonstrar a contradição existente naquela época, pois o mesmo povo que aclamou Jesus como rei, o condenou à morte.
Transmissão
As celebrações podem ser acompanhas pela Rede Aparecida de Comunicação, pela TV E Rádio Aparecida, Portal A12, Aplicativo Aparecida e canal Aparecida ao Vivo.
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Hotel Rainha do Brasil acolhe romeiros no feriado
Programação conta com experiências gastronômicas
Missa no Santuário celebra a abertura do mês da Bíblia 2024
Santuário Nacional abre o Mês da Bíblia com Missa presidida por Dom Leomar Brustolin, encerrando a 1ª Romaria Nacional dos Catequistas e celebrando os 70 anos da CRB. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.