O Santuário Nacional dá início, nesta segunda-feira (11), à visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a escolas de Aparecida (SP) e Potim (SP). Até dia 29 deste mês, serão visitadas cerca de 50 escolas, entre públicas e privadas. O cronograma prevê a atividade em 4 instituições de ensino por dia, sendo contempladas duas no período da manhã e duas no período da tarde.
A visita resgata a história da cidade de Aparecida, fazendo memória de sua origem, a partir do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Ria Paraíba. Além disso, reforça a fé e a devoção do povo aparecidense. Isto, em preparação para a Novena e Festa da Padroeira 2023, que ocorre em outubro.
“Tradicionalmente, há muitos anos, essa visita é feita nas escolas da nossa cidade e região. Ela recorda, além do significado espiritual que Aparecida exerce sobre nós, enquanto pessoas de fé, a referência histórica que Nossa Senhora tem para nossa cidade. É um fato histórico que mudou toda a realidade do nosso povo e, também, um símbolo de fé”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio da Silva.
A atividade é coordenada pelos missionários Redentoristas - que cuidam da Basílica - e pela turma dos Devotos Mirins - projeto infantil do Santuário Nacional -, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino.
“Juntamente com a imagem de Nossa Senhora, o missionário Redentorista leva uma palavra de esperança, de catequese, de oração, às crianças e jovens. A presença dos Devotos Mirins, com a turma do Tijolinho, leva um pouco de alegria e celebra a Festa da Padroeira do Brasil”, complementa o padre.
Além das escolas, na próxima segunda-feira (18), a Penitenciária de Potim também receberá a visita da imagem da Padroeira do Brasil. A ação é promovida pelo Santuário Nacional e Arquidiocese de Aparecida, e vai ao encontro da “Igreja em saída” que pede Papa Francisco, desde o início de seu pontificado.
“É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém”, destaca Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.
Conduzirão a atividade os missionários Redentoristas padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida, e Irmão Alan Patrick Zuccherato, diretor de programação da TV Aparecida, além do padre José Ferreira, da Arquidiocese de Aparecida.
Santuário de Aparecida acolhe as Relíquias de Santa Teresinha
Devotos se emocionam com a presença das Relíquias de Santa Teresinha no Santuário Nacional
Aparecida se prepara para a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Programação está voltada à reflexão sobre a vida e a justiça social, destacando a luta pelos direitos das populações vulneráveis.
Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida
3 mil policiais estarão realizando ações de reforço até dezembro, e de modo especial nos dias de maior movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.