Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 30 JUN 2021 - 15H53

Livro escrito há 276 anos inspira celebrações no Santuário de Aparecida

Redigido por Santo Afonso Maria de Ligório, “Visitas ao Santíssimo e Nossa Senhora” é uma das publicações mais populares do santo, autor de 123 obras

Thiago Leon
Thiago Leon
Antes da pandemia, celebração era uma das mais populares na Basílica Velha


Publicado originalmente em 1º de julho de 1745, o livro “Visitas ao Santíssimo e Nossa Senhora” é uma das mais conhecidas obras de Santo Afonso Maria de Ligório. Impressa em diversas línguas, a obra – uma das mais vendidas do século XVIII – ainda hoje é utilizada pelos fiéis e inspira celebrações em Aparecida (SP).

O livro apresenta a identidade devocional de Afonso, pois em suas linhas se encontram o amor e a devoção que o santo tinha para com Jesus Eucarístico e a sua mãe, a Virgem Santíssima. Como também é visível o carisma da Congregação Redentorista: Encarnação, Redenção, Eucaristia e a devoção a Maria”, explica a Irmã Maria Rita da Silva, do Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP).

Ele deu esse nome ‘visita’ pois, quando gostamos de alguém, nós sempre queremos visitar essa pessoa. Então, da mesma forma que acontecem essas visitas na relação humana, Santo Afonso queria que visitássemos sempre a Jesus no Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora”, detalha o missionário redentorista, Frater Iorlando Rodrigues.

O livro inspira, ainda hoje, momentos devocionais e celebrativos. Desde 1º de julho de 2019, a Visita ao Santíssimo Sacramento e Consagração, tradicionalmente rezada na Basílica Velha de Aparecida e transmitida às 15h pela TV Aparecida, utiliza os moldes da obra para as cerimônias.

Inspirados por Santo Afonso, unimos a Visita ao Santíssimo Sacramento e a Visita à Nossa Senhora. Assim, inserimos também a Consagração, que já é muito conhecida em todo o Brasil desde os tempos do Padre Vitor Coelho de Almeida”, afirma o Frater.

Quando começou a escrever, Santo Afonso jamais imaginaria que o pequeno manual de orações teria tanta amplitude. A ideia original era que o roteiro de preces fosse utilizado internamente pelos noviços da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada pelo santo anos antes, em 1732. “Mas a pedido de um benfeitor da Congregação, o livro foi publicado e obteve uma bela aceitação por parte dos fiéis da época”, recorda a religiosa.

Dividido ao longo de 31 dias, o conteúdo é construído com orações feitas em formato de diálogo diário durante um mês. Segundo Irmã Maria Rita, a linguagem popular encantou até mesmo o papa São João XXIII, que se referindo à obra, afirmou: “Como faz bem ao espírito refugiar-se nas fervorosas invocações escritas por Santo Afonso Maria de Ligório nas Visitas ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria”.

Desde 1925, o livro em português é publicado pela Editora Santuário. Em sua 45ª edição, é feito em formato brochura, com 136 páginas. A publicação pode ser adquirida no site editorasantuario.com.br ou pelo telefone 0800 16 0004.

arrow_forward Clique aqui para adquirir o seu Manual de Oração agora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...