Por Matheus Andrade Em Releases

Meio Ambiente será tema de atividades no Santuário Nacional

Meio Ambiente será tema de atividades no Santuário Nacional


Thiago Leon
Thiago Leon
Santuário Nacional

O Dia Mundial do Meio Ambiente é anualmente comemorado em 5 junho, e, mais uma vez, o Santuário Nacional promoverá atividades para marcar a data. Além da participação de seus colaboradores, é esperado que os devotos que estiverem presentes em Aparecida também se envolvam na programação.

A 3ª Semana do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias de 5 e 6 de junho, irá propor uma maior conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais. As ações acontecerão na Basílica de Nossa Senhora e em áreas verdes do Santuário.

Nesta terça-feira (5), as atividades terão início na Missa das 9h, no Altar Central da Basílica, quando 30 mil sementes de espécies nativas da Mata Atlântica serão distribuídas aos peregrinos presentes. Ao fim da celebração, uma procissão seguirá até a Cidade do Romeiro, onde ocorrerá o plantio de um novo bosque, a partir de mudas já cultivadas.

O local é próximo ao Rio Paraíba do Sul, sendo a inciativa uma ação de restauro das margens do rio. Além disso, o bosque ficará no início do Caminho do Rosário, novo espaço do Santuário Nacional dedicado à oração, que será inaugurado ainda em outubro deste ano.

Na quarta-feira (6), segundo dia da Semana do Meio Ambiente, duas palestras acontecerão no Auditório Pe. Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, a partir das 9h. Uma delas abordará a composição paisagística do Caminho do Rosário, que utiliza-se de elementos da natureza para ambientar sua proposta oracional.

A outra palestra terá como tema as ações realizadas nos últimos anos pelo Santuário Nacional para preservação da fauna e flora, inclusive destacando a parceria com o SOS Mata Atlântica, que prevê a restauração florestal de 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté. Também serão realizados projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação da Mata Atlântica.

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em três propriedades do Santuário com recursos da SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA).

Além destas atuações com o público externo, ações internas, com os colaboradores do Santuário Nacional, serão intensificadas durante o mês de junho. A utilização dos recursos naturais nos ambientes de trabalho será o foco das propostas.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.