Por Polyana Gonzaga Em Releases

Santuário Nacional de Aparecida disponibiliza serviços para conforto e segurança do visitante

Foto: Thiago Leon

 

O fluxo de peregrinos em Aparecida (SP) é intensificado no segundo semestre do ano. Centenas de romarias se organizam para visitar o Santuário Nacional de Aparecida, principalmente às vésperas da Novena e Festa da Padroeira do Brasil.

Os devotos procuram um momento de espiritualidade, receber os sacramentos, um instante aos pés de Nossa Senhora Aparecida ou um passeio com a família. Para garantir o conforto e tranquilidade dos peregrinos, o Santuário coloca a disposição de seus visitantes vários serviços.

Todo o espaço na Casa da Mãe Aparecida tem recebido melhorias visando o conforto e a segurança dos visitantes.

Entre eles está o fraldário, ambulatório médico, segurança, socorro mecânico, sala dos motoristas, achados e perdidos, central de informações, entre outros.

Segurança - Ao todo são 180 câmeras de monitoramento no complexo Santuário Nacional, um efetivo fixo de 152 vigilantes. Geralmente, em dias de grande movimentação, como dia 12 de outubro, existe o auxílio da Polícia Militar.

Estacionamento - São 2.000 vagas para ônibus, 3.000 para veículos de passeio e 602 para motocicletas, 526 vagas para bicicletas. 24 para motorhomes e trailers, além de receptivo para cavalos. Os serviços são pagos e contemplam socorro mecânico.

Embarque e Desembarque - Em dias de grande movimento e quando há veículos estacionados no pátio superior, o Santuário Nacional fornece o serviço nos postos de embarque e desembarque, para facilitar o acesso dos romeiros à igreja. Para esse transporte dos visitantes são usados 2 micro-ônibus, e caso o fluxo de pessoas seja ainda maior são inclusas vans para o transporte.

Ambulatório Médico - A equipe é composta por 4 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem, 1 dentista e 2 médicos plantonistas, que recebem o reforço de um terceiro aos domingos. Além disso existem quatro ambulâncias, que servem tanto o deslocamento interno dos devotos adoentados, como para o transporte a rede hospitalar em situações mais emergenciais.  

No total, cerca de 500 devotos são atendidos semanalmente no local, sendo que 300 atendimentos ocorrem no final de semana. Nos finais de semana de grande movimento são atendidos cerca de 700 devotos.  O posto de atendimento é responsável pela acolhida imediata dos devotos que apresentam qualquer sintoma de mal-estar.

O local é destinado a quadros mais amenos. Situações mais graves são sempre encaminhadas pelo ambulatório para a Santa Casa de Aparecida, obra também mantida pelo Santuário Nacional. 

 

Orientações para aqueles que desejam visitar o Santuário Nacional  

Diversas são as orientações do Santuário Nacional para aqueles que desejam visitar a Casa da Mãe Aparecida.

Para uma visita tranquila ao Santuário, principalmente em dias de grande movimento e calor intenso, o devoto pode tomar alguns cuidados:

Evitar aglomerações, tomar bastante líquido, fazer uma alimentação leve e saudável, trazer os remédios de uso contínuo, colocar identificação com telefones de contato nas crianças e idosos, combinar um ponto de encontro em caso de dispersão do grupo, são algumas dessas orientações.

Além dessas recomendações, o peregrino que trouxer sua romaria pode fazer o agendamento com antecedência através do telefone (12) 3104 1694 ou procurar a Secretaria de Pastoral, no interior do Santuário.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.