A Quarta-Feira de Cinzas (18) será marcada por celebrações no Santuário Nacional de Aparecida. A missa solene, às 9h, será presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes, com o rito de imposição das cinzas. Ao longo do dia, outras celebrações permitem a participação dos fiéis. Durante a semana, novas atividades estão previstas no contexto da caminhada quaresmal. No sábado (21), haverá a inauguração da escultura “Jesus sem Teto” e domingo (22), o lançamento celebrativo da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB em Aparecida (SP).
Para atender os devotos que desejam iniciar a Quaresma em oração, o Santuário Nacional disponibiliza diversos horários de missa: às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h e 18h, no Altar Central da Basílica Nova, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.
Os fiéis também terão a oportunidade de iniciar esse tempo litúrgico pelo sacramento da confissão. O atendimento será realizado no setor de confissões, localizado no subsolo da Basílica, das 8h às 11h e das 14h às 16h.
Inauguração da escultura “Jesus sem Teto”
No sábado (21) às 19h30, acontece a bênção de instalação do monumento “Jesus Sem Teto”, obra do artista canadense Timothy Schmalz. A escultura instalada no Jardim Norte, próximo à Torre Brasília do Santuário Nacional, retrata Jesus identificado como as pessoas em situação de rua e simboliza o apelo da Campanha da Fraternidade 2026.
A celebração será conduzida pelo presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler; pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; pelo secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul; e pelo subsecretário-geral da CNBB, padre Leandro Megeto.
Abertura da Campanha da Fraternidade e lançamento celebrativo em Aparecida (SP)
Durante a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja do Brasil celebra a abertura da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e Moradia” e lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
De acordo com a CNBB, a escolha do tema foi motivada por uma sugestão da Pastoral da Moradia e Favela e acolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da entidade. A escolha do tema foi motivada por uma sugestão da Pastoral da Moradia e Favela e acolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral da entidade.
O Santuário Nacional de Aparecida recebe, no domingo (22) às 8h, no Altar Central, a Missa de Lançamento Celebrativo da Campanha da Fraternidade 2026, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler.
Moradia já foi tema da Campanha da Fraternidade em 1993
Segundo o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, a Campanha da Fraternidade de 1993 abordou a mesma temática, com o lema “Onde moras?”. Na época, o objetivo central foi afirmar o direito à terra e à moradia como condição básica para uma vida plena.
Três décadas depois, a Igreja retoma a temática da moradia para evidenciar a urgência da questão. A proposta busca despertar a consciência sobre a moradia digna como direito fundamental e expressão concreta da fé cristã.
Falta 1 mês para a Romaria do Terço das Mulheres 2026
A Romaria do Terço das Mulheres se aproxima, reunindo corações em oração e alegria na Casa da Mãe Aparecida. Confira mais informações sobre esse evento especial!
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida celebra 14 anos
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho no Santuário de Aparecida faz 14 anos. Inaugurado em 2012 recebe grandes eventos, da CNBB a esportes, para até 9 mil pessoas.
Terço dos Homens: fé que cresce, missão que se espalha pelo Brasil
Em Aparecida, a 18ª Romaria do Terço dos Homens reuniu fiéis de todo o Brasil, reforçando a fé, a oração e o compromisso com a família e a missão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.