Por Carla Zanon Em Releases Atualizada em 29 JUL 2021 - 10H34

Santuário Nacional tem programação para Mês Vocacional

Atividade promovida pela Congregação Redentorista é destaque

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Agosto é marcado pelo mês vocacional na Igreja, trinta e um dias dedicado a oração pelas vocações. Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o período como o mês vocacional, sendo um tempo para explanar o tema e sua importância para a Igreja.

No Santuário Nacional será celebrada no domingo (01), às 8h, pelo Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, a missa de abertura do Mês Vocacional. Durante todo este tempo, cada domingo será dedicado a uma vocação.

As celebrações do primeiro domingo do mês são rezadas pelas vocações sacerdotais, ou seja, por aqueles que sentem o seu chamado em ser padre. A Igreja dedica esse dia para apresentar essa vocação e sua importância.

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, assumiu seu chamado à vida sacerdotal muito jovem. Com 12 anos entrou no seminário, mas antes disso, sua mãe já rezava pedindo à Deus para que o filho que esperava em seu ventre fosse padre. Um tempo depois isso se concretizou.

“A primeira pessoa que visitou a nossa casa, no dia que eu nasci, foi o pároco. Ele me pegou no colo, assim me contou minha mãe, me deu uma benção e disse: ‘Eu quero que esse seja padre’. Minha mãe também tinha muito carinho pelas vocações, era muito ligada à igreja, até trabalhava na pastoral vocacional. Tudo isso então, é a grande explicação de Deus, que se serve das pessoas para nos chamar, para nos sustentar e para também fazer de nós instrumentos da sua graça”, conta o Arcebispo.

No segundo domingo, é dedicado à vocação matrimonial, para aqueles que desejam casar e construir uma família. A Igreja direciona este segundo domingo para formar os fiéis nesta missão de gerar filhos para Deus.

As orações pelas vocações religiosas acontecem no terceiro domingo do mês, estimulando aqueles que desejam ingressar em uma Congregação ou Família Religiosa. Em Aparecida, as atividades voltadas a este público, são organizadas pelo Secretariado Vocacional Redentorista. Os religiosos da Congregação são os responsáveis pela ação evangelizadora que promove atividades e formações para quem deseja ingressar na vida religiosa.

Este ano, na terceira semana do mês, o Secretariado Vocacional vai promover atividades vocacionais durante oito dias. Começando com a missa de abertura no dia (15), às 18h no Altar Central da Basílica. O tema geral será: “Com São José, responder ao chamado de Deus”. Durante toda a semana, na missa das 9h da manhã, preces recordam estas vocações. Já aos fins de semana, a missa das 18h também será rezada nesta intenção.

Leia MaisConheça o tema da 52ª Semana Vocacional“Esperamos que com essa ação missionária através do Santuário Nacional e a Rede Aparecida de Comunicação, possamos ajudar a muitos a sonhar o sonho da vocação. Ter medo é normal, mas vamos confiar na ação deste Espírito (Santo), que ao longo deste percurso vai iluminando o nosso caminho”, destacou o promotor vocacional da Província Redentorista de São Paulo, Irmão Joaquim Acássio Barbosa.

Durante este mês de agosto as celebrações das 8h, 12h e 18h do domingo serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação, e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

No quarto domingo será recordada a vocação dos leigos, aqueles que estão engajados em atividades pastorais da Igreja. Um exemplo são agentes de pastorais, ministros da Eucaristia, músicos e leitores que auxiliam nas celebrações.

Encerrando agosto, o último domingo do mês recorda o dia do catequista. Eles são responsáveis por atividades de evangelização com crianças, jovens e adultos, os acompanhando nos seus primeiros sacramentos da Igreja, como a Primeira Eucaristia e o Crisma.

Além disso, no Santuário Nacional, todo primeiro sábado do mês há orações pelas vocações. A data é marcada por uma missa, rezada às 18h, no Altar Central da Basílica, com a presença de seminaristas da Congregação do Santíssimo Redentor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Carla Zanon, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.